https://www.consultoriarr.com.br
RR SoluçõesRR Soluções
  • Home
  • Áreas de Atuação
    • Abertura de Empresas
    • BPO Financeiro
    • Contabilidade
  • Segmentos
    • Comércio
      • Contabilidade Digital para E-Commerce
      • Contabilidade Digital para Lojas e Franquias
      • Contabilidade Digital para Pet Shop
      • Contabilidade Digital para Restaurante e Cafés
      • Contabilidade Digital para Dropshipping
    • Contabilidade Digital para Lucro Real
    • Contabilidade para prestadores de serviços
      • Contabilidade Digital para Afiliados
      • Contabilidade Digital para Representantes Comerciais
      • Contabilidade Digital para Engenheiros
      • Contabilidade Digital para Agência de Marketing
      • Contabilidade Digital para Advogados
      • Contabilidade Digital para Arquitetos
      • Contabilidade Digital para Empresas de TI
      • Contabilidade Digital para Corretor de Seguros
      • Contabilidade Digital para Infoprodutores
      • Contabilidade Digital para Produtores de Eventos PJ
      • Contabilidade Digital para Veterinários
      • Contabilidade Digital para Serviços Digitais
      • Contabilidade Digital para Salão de Beleza e Cabeleireiros
    • Contabilidade para Saúde e Bem Estar
      • Contabilidade Digital para Academias e Studios de Pilates
      • Contabilidade Digital para Clínicas de Estéticas
      • Contabilidade Digital para Dentistas
      • Contabilidade Digital para Fisioterapeutas
      • Contabilidade Digital para Médicos
      • Contabilidade Digital para Psicólogos
  • Planos
  • E-books
  • Blog
  • Contato
  • Área do Cliente

Precificação de produtos: como fazer?

Imagem mostra empreendedor em dúvida sobre como fazer a precificação de produtos
  • Contabilidade para Comércio
  • precificação
  • 12 de dezembro de 2019
  • Nenhum comentário

Saber como fazer a precificação de produtos ou serviços é um do principais dilemas de todo empreendedor. Afinal, é uma tarefa importantíssima para o futuro financeiro da sua companhia e, portanto, um trabalho de muita responsabilidade.

Se o preço dado a um produto for baixo demais, a empresa não terá uma boa margem de lucro. Se for alto demais, não conseguirá conquistar clientes o suficiente. Por isso, é importante definir a precificação de produtos com base em estudos e um trabalho de contabilidade.

Precificar um produto é complicado mesmo. Afinal, é um dos principais desafios dos empreendedores listados pelo Sebrae. Mas é possível superar esse obstáculo com planejamento. Quer saber como? Então, siga a leitura do artigo até o final.

O que você vai aprender nesse conteúdo:

Toggle
  • Não copie a concorrência ao precificar um produto
  • Considere seus custos fixos e variáveis
  • Tenha atenção com o seu regime tributário
  • Defina a sua margem de lucro antes de fazer a precificação
  • Busque o ponto de equilíbrio entre preço e demanda

Não copie a concorrência ao precificar um produto

Um dos principais erros que muitos empreendedores cometem ao fazer a precificação de produtos é olhar para os seus principais concorrentes e simplesmente copiar o preço que eles praticam, ou seja: se uma empresa competidora cobra, digamos, R$ 130,00 pelo produto, o empreendedor vai e cobra o mesmo valor.

Esse é um procedimento errado por uma série de fatores. Um deles é que você não sabe como aquela empresa produz a mercadoria que vende. Ela pode ser mais ou menos eficiente do que você, o que significa que o preço não é necessariamente compatível com o seu.

Por exemplo, suponha que você seja um empreendedor artesanal e a competição é industrial. Ela pode cobrar R$ 130,00 em um produto porque tem um custo muito menor por unidade por causa do seu maquinário. Já você, ao cobrar o mesmo, sem possuir o mesmo maquinário, tem uma margem de lucro reduzida e o trabalho não vale a pena.

Por isso, é fácil ceder à tentação de olhar para a concorrência (e até vale a pena estudar o mercado para saber se você está muito acima ou muito abaixo dele), mas não copie o preço dos seus rivais ao precificar o seu produto.

Considere seus custos fixos e variáveis

Todo processo de precificação de produtos começa com o levantamento dos custos inerentes à mercadoria. Isso se chama contabilidade de custos. A ideia é saber quanto você “gasta” para fazer cada produto para não sair no prejuízo.

No geral, são dois tipos de custos: os variáveis e os fixos. Os variáveis são aqueles cujo valor pode variar dependendo da sua produção. Por exemplo, a comissão do vendedor ou o preço da matéria-prima. Imagine que sua startup produz um dispositivo eletrônico muito útil para o consumidor. Para produzir o suficiente para um ano de vendas, no entanto, é necessário comprar 12 toneladas de plástico. Se você comprar mensalmente 1 tonelada de plástico, o preço de cada tonelada sai por, digamos, R$82.000. Entretanto, se você comprar as 12 toneladas de uma vez, o fornecedor faz por R$80,00 cada, o que daria R$80.000 por tonelada. É um preço variável.

Já os custos fixos são aqueles que não mudam de valor. São coisas como o aluguel do seu espaço, folha de pagamento e outros gastos que a empresa tem para poder trabalhar.

É essencial considerar como esses custos impactam a produção dos seus produtos. Se você quer saber como fazer isso, leia nosso artigo sobre contabilidade de custos, onde falamos sobre o assunto com mais detalhes.

Tenha atenção com o seu regime tributário

Um último “custo” que deve ser considerado antes de partir para a precificação de produtos é a carga tributária devida pela sua empresa para poder vender aquela mercadoria. Isso varia de caso para caso, incluindo prestadores de serviços.

Por exemplo, um médico pode ter uma isenção de imposto por atuar em uma cidade X ou Y, o que permite que ele cobre mais ou menos dos seus pacientes. O mesmo acontece com startups, advogados e outros tipos de pessoas jurídicas.

Se você quer aprender como reduzir impostos na sua empresa, temos um artigo especial sobre o tema. Leia no link anterior.

Defina a sua margem de lucro antes de fazer a precificação

Quando você considerar os custos (variáveis e fixos) e os impostos de cada produto ou serviço oferecido aos seus clientes, você terá um valor “mínimo” a cobrar, ou seja: você não pode cobrar menos do que aquilo ou terá de tirar dinheiro do bolso para trabalhar.

Depois de chegar nesse piso, é hora de adicionar a margem de lucro, isto é, a porcentagem do preço do produto que irá para o seu bolso. O cálculo da margem de lucro é complexo e muda de setor para setor, de negócio para negócio e de produto para produto.

Por exemplo, no setor de cinemas, o preço do ingresso abre pouca margem de lucro (especialmente porque as salas devem repartir o dinheiro com os estúdios, distribuidores e outras empresas). No entanto, a margem de lucro da pipoca é enorme (já que o milho é barato). Por isso, cada pipoca vendida, costuma compensar dois ou três ingressos.

Busque o ponto de equilíbrio entre preço e demanda

Quando você adicionar a margem de lucro nos custos levantados, você chegará a uma base inicial de preço. Por exemplo, suponha que sua startup fez um levantamento de gastos e cada produto custa R$ 200,00 para ser vendido (considerando matéria-prima, distribuição, comissão de vendedor, impostos, marketing e tudo mais).

Sua empresa trabalha com uma margem de lucro de 100%, então esses R$ 200,00 se tornam R$ 400,00. Este é o valor base.

A partir daí, é importante buscar um equilíbrio entre preço e demanda, ou seja: achar o valor exato para aproveitar a demanda pelo produto e obter o máximo de lucro possível. Esse é um trabalho que exige experiência, interpretação de dados e feeling de mercado.

Se você está com problemas para fazer a precificação de produtos e gostaria de contratar uma consultoria de contabilidade para isso, entre em contato conosco para saber como a nossa equipe especializada pode ajudar a sua empresa nessa missão!

Compartilhe:
  • Compartilhe
  • Twitter
  • Compartilhe
  • Compartilhe
  • Pin
precificação
5 passos para aumentar as vendas de fim de ano
Anterior 5 passos para aumentar as vendas de fim de ano
Como fazer um relatório gerencial e quais os seus benefícios
Próximo Como fazer um relatório gerencial e quais os seus benefícios

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

Posts Recentes

  • Alternativas ao Simples Nacional para Salões de Beleza: Evite Surpresas Desagradáveis
  • O Passo a Passo para Aplicar o Fator R na Contabilidade para Salão de Beleza
  • Como Reduzir os Impostos de um Salão de Beleza

Categorias

  • BPO Financeiro (30)
  • Comunicado (3)
  • Contabilidade Digital (378)
  • Contabilidade para Academias (33)
  • Contabilidade para Advogado (60)
  • Contabilidade para Afiliados (41)
  • Contabilidade para Agência de Lançamento (19)
  • Contabilidade para Agências de Marketing (49)
  • Contabilidade para Arquitetos (66)
  • Contabilidade para Bares (12)
  • Contabilidade para Clínica de Estética (28)
  • Contabilidade para Comércio (24)
  • Contabilidade para Corretora de Seguros (46)
  • Contabilidade para Corretoras de Seguros (17)
  • Contabilidade para Dentista (38)
  • Contabilidade para Desenvolvedor (20)
  • Contabilidade para Desenvolvedores (40)
  • Contabilidade para Dropshipping (20)
  • Contabilidade para E-commerces (43)
  • Contabilidade para Engenheiros (36)
  • Contabilidade para Fisioterapia (38)
  • Contabilidade para Gestor de Tràfego (25)
  • Contabilidade para Influencer Digital (28)
  • Contabilidade para Infoprodutores (54)
  • Contabilidade para Lojas e Franquias (14)
  • Contabilidade para Médicos (47)
  • Contabilidade para Negócios Digitais (17)
  • Contabilidade para Nutricionista (32)
  • Contabilidade para PETSHOP (21)
  • Contabilidade para Produtor de Eventos (16)
  • Contabilidade para Programadores (28)
  • Contabilidade para Psicólogos (36)
  • Contabilidade para Representante Comercial (34)
  • Contabilidade para Restaurantes (23)
  • Contabilidade para Salão de Beleza (60)
  • Contabilidade para Startups (18)
  • Contabilidade para Studio de Pilates (23)
  • Contabilidade para TI (27)
  • Contabilidade para Veterinário (54)
  • Divórcio (1)
  • Empreendedorismo (15)
  • IRPF – IMPOSTO DE RENDA PESSOA FISICA (3)
  • MEI (13)
  • Notícias (5)
  • PIX (1)
  • Produtor de Eventos (1)
  • Receita Federal (1)
  • Relatório Financeiro (1)
  • Score CNPJ (2)
  • Sem categoria (39)
  • Simples Nacional (2)
  • Sistema de cobrança automatizado (1)
  • Trabalhadores (1)

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Atuamos no mercado auxiliando empresas nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e tributária. Por meio da dedicação e do comprometimento da nossa equipe, você dispõe de uma linha completa de serviços que facilitam a sua administração financeira.

  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram

Serviços

  • Contábil e Fiscal
  • Abertura de Empresas
  • Trabalhista e Folha de Pagamento
  • Planejamento Financeiro
  Unidade Morumbi - SP
Rua dos Três Irmãos, 62
Cj. 206 - Morumbi
São Paulo - SP - CEP: 05615-190
 (11) 4113-2374
  Unidade Varginha - MG
Av Rio Branco, 371
Sala 702 - Centro
Varginha - MG - CEP: 37002-010
 (35) 3221-7041

 contato@consultoriarr.com.br

CRC/SP 030369
CRC/MG 013755

Desenvolvido por Inside Digital

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa política de privacidade.AceitarPolítica de Privacidade