Como diminuir a carga tributária da sua empresa?

Aprenda como diminuir a carga tributária da empresa

Diminuir a carga tributária é um dos principais desejos de todas as empresas do Brasil, não importa o tamanho ou segmento. Afinal, o país é o que mais cobra impostos das companhias na lista da OCDE.

A carga tributária média no Brasil é pesada. Segundo uma pesquisa focada no assunto, as empresas pagam, em média, 33,05% em cima do faturamento, 47,14% em cima de custos e 52,23% sobre o lucro.

Mas é possível pagar menos impostos do que se paga hoje? Dá para diminuir a carga tributária e aumentar sua competitividade no mercado? Dá sim! Basta conhecer as normas e regras e saber como navegar pelo mercado tributário nacional. Para saber como, siga a leitura até o final.

Escolha o melhor regime tributário para o seu caso

Uma das maneiras de diminuir a carga tributária que incide sobre a sua empresa é escolher o melhor regime tributário para o seu caso. No entanto, só há uma maneira de fazer isso: com contas e conhecendo as regras.

Muitas empresas acham que o Simples Nacional é o melhor para elas. Tanto por ser mais simplificado como por ter alíquotas menores. No entanto, não é bem assim que o regime funciona.

De fato, o Simples Nacional tem procedimento muito mais simples, mas ele não é o mais indicado em 100% dos casos. Dependendo do tipo de empresa e segmento, pode ser melhor usar o Lucro Presumido ou Real.

Um exemplo disso é na  contabilidade para médicos. Nesse caso, o Simples Nacional é mais vantajoso para os profissionais que se encaixam no Anexo III. Para os profissionais de saúde que se encaixam no Anexo V do Simples Nacional, a carga tributária é maior do que se usassem o Lucro Presumido.

Pesquise isenções tributárias para a sua empresa ou setor

É verdade que existem muitas normas, regras e diretrizes no mundo contábil. Por causa disso, é necessário muito estudo e pesquisa para estar em dia com o fisco no Brasil. No entanto, por causa dessa multidão de informações, é comum também perder boas oportunidades.

Muitos municípios ou estados elaboram projetos de isenção fiscal para determinados segmentos. Além disso, existem programas de benefícios que ajudam a diminuir a carga tributária de empresas de determinados portes.

Diante dessa informação, é importante pesquisar e conhecer essas isenções para saber quais delas estão disponíveis para a sua companhia e como usá-las para diminuir a carga tributária da sua companhia.

Todavia, vale o aviso: todas as isenções e programas de incentivo pedem por uma contabilidade atualizada e organizada. Por isso, é preciso ter as contas em dia para se candidatar a receber os benefícios fiscais.

Faça um planejamento tributário para pagar menos impostos

O planejamento tributário e financeiro é um passo essencial para quem quer diminuir a carga tributária de sua empresa. Afinal, ele ajuda a pagar menos impostos e deixa a companhia mais competitiva.

Existem muitas maneiras em que o planejamento tributário ajuda a pagar menos impostos. Em primeiro lugar, ele auxilia a adiantar certos pagamentos, o que gera descontos ou evita multas. Portanto, os custos são  menores.

Em segundo lugar, o planejamento ajuda a simular diversos enquadramentos tributários e determinar qual é o melhor para a sua companhia. Além disso, algumas ações geram determinados tributos e o planejamento ajuda a evitá-las ou realizá-las no momento mais conveniente.

Terceirize atividades não essenciais dentro da empresa

Cada vez que a sua empresa contrata um funcionário, ela aumenta sua carga tributária. Em muitas vezes isso é necessário, já que a contratação aumenta a produtividade e traz outros benefícios para a companhia.

Entretanto, em atividades não essenciais, como limpeza ou segurança, vale mais a pena contratar uma empresa terceirizada. Dessa forma, os custos tributários são menores e a sua carga fica mais leve.

Reduza o pró-labore dos sócios da empresa

Uma maneira de reduzir os custos tributários de uma companhia é diminuir o pró-labore pago aos sócios e administradores. A razão disso é bem simples: há incidência de Imposto de Renda e contribuição previdenciária no pró-labore. No entanto, o mesmo não acontece na divisão anual de lucros. Por essa razão, é preferível reduzir o pró-labore ao máximo e focar os rendimentos dos sócios na divisão de lucros.

Conte com uma assessoria de contabilidade para diminuir a carga tributária

Essas são apenas algumas dicas de como diminuir a carga tributária de uma empresa. Existem outras maneiras de conquistar o mesmo efeito, dependendo da companhia e do segmento em que ela está posicionada.

Existem muitas isenções fiscais disponíveis para empresas de determinados tamanhos. No entanto, para ter acesso aos benefícios, é preciso conhecê-los e se adequar às exigências governamentais.

Nem toda empresa sabe da existência dos recursos e como usá-los. Por isso mesmo, torna-se essencial contratar uma assessoria de contabilidade para diminuir a sua carga tributária.

A assessoria conhece todos os caminhos e técnicas para reduzir o peso dos impostos e deixar a companhia mais competitiva e pronta para conquistar um pedaço maior do mercado. Ficou interessado? Então entre em contato com a gente para saber como podemos ajudar a sua companhia!

Deixe seu comentário