O que é BPO financeiro?

Entenda o que é BPO financeiro

Se você é um empreendedor, provavelmente já se viu perguntando em algum momento o que é BPO financeiro. Não é para menos: o termo é relativamente recente, especialmente entre os empreendedores brasileiros.

Isso acontece porque a tecnologia é vital para que um BPO financeiro tenha sucesso e, até pouco tempo, não tínhamos os recursos tecnológicos para aplicar essa solução em larga escala.

Agora, saber o que é BPO financeiro é essencial para as empresas de médio e grande porte, mas também para startups e alguns negócios menores. 

Isso porque o Sebrae afirma que 50% das empresas fecham suas portas nos primeiros 4 anos de atividade. Uma das razões para tal, no entanto, é a falta de controle financeiro dos negócios, algo que é corrigido pelo uso do BPO.

Quer saber o que é BPO financeiro e se essa ferramenta é importante ou útil para a sua empresa? Então siga a leitura abaixo!

O que é BPO financeiro?

BPO é uma sigla em inglês que vem do termo Business Process Outsourcing. Em tradução livre, seria Terceirização de Processos do Negócio, em português.

Portanto, BPO é a ideia de terceirizar as atividades de uma empresa que sejam relacionadas ao seu processo de negócio, não necessariamente à sua atividade-fim.

Dentre os muitos processos que podem ser terceirizados dentro de uma empresa, o setor financeiro é o mais comum, especialmente por causa de sua função estratégica.

Por um lado, é fato que o setor financeiro não é a atividade-fim das empresas. Lojas, restaurantes e até mesmo profissionais autônomos precisam de um setor financeiro organizado, mas não é o seu foco.

Por outro lado, é fato também que as atividades financeiras são essenciais para o sucesso de uma empresa, uma vez que têm função estratégica no controle de dinheiro, no pagamento de fornecedores e funcionários, além de manter as contas em ordem e permitir que a companhia busque por investimentos ou empréstimos para crescer.

Por isso, podemos definir o BPO financeiro como a terceirização dos processos financeiros da empresa, que ficam entregues a profissionais especializados em ação estratégica para otimizar o setor e alcançar melhores resultados.

O que um BPO Financeiro faz?

Ok, vamos supor que a explicação de o que é BPO financeiro que demos acima fez sentido, mas você ainda tem algumas dúvidas sobre o que é essa ferramenta afinal de contas.

Na prática, o que um BPO financeiro faz? O que você pode esperar se contratar esse serviço de uma consultoria de contabilidade? Vejamos algumas das tarefas abaixo!

Preparação de fluxo de caixa, análises e previsões

Um dos principais trabalhos de um BPO de finanças é fazer um planejamento financeiro do fluxo de caixa da empresa. Isso inclui, claro, preparar o fluxo adequadamente para um determinado período, fazer previsões com base na sazonalidade do setor e nos negócios já fechados e análises importantes.

Essa é a função mais estratégica que o BPO realiza, de modo a ajudar a empresa a navegar financeiramente da melhor maneira possível. Ao controlar o fluxo de caixa, por exemplo, o BPO financeiro permite gerenciar as contas de modo a nada ficar em atraso, além de bolar soluções para corrigir problemas estruturais na parte financeira do negócio.

Processamento de contas a pagar e a receber

Parte do trabalho que mais leva tempo em uma empresa é o processamento de contas a pagar e a receber. Quanto maior o negócio, mais contas a serem processadas e mais tempo isso leva.

Uma das funções do BPO financeiro é controlar todas as contas tanto aquelas que serão receitas quanto as que serão despesas, para garantir que a empresa está com os seus compromissos em dia.

Assim, esse trabalho maçante e que consome muito tempo do empreendedor é retirado das costas dele e colocado nas mãos de especialistas.

Cobrança de clientes

Um dos grandes problemas de algumas empresas é conseguir receber o dinheiro de vendas realizadas, especialmente dentro do setor B2B. Muitos clientes compram serviços ou produtos e acabam se complicando na hora de pagar ou simplesmente deixam para depois e esquecem.

O BPO financeiro ajuda a resolver esse problema com um serviço de cobrança de clientes, que aumenta a taxa de recebidos da empresa e mantém seu fluxo de caixa mais saudável.

Preparação de relatórios gerenciais

Todo gestor precisa de relatórios gerenciais em mãos para tomar boas decisões de negócio. Afinal, quanto mais informação de qualidade, de maneira legível e bem estruturada, melhores serão as decisões tomadas.

O BPO financeiro ajuda nisso ao elaborar relatórios essenciais para a gestão de empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Vale a pena contratar um bom BPO financeiro?

Agora que você já sabe o que é BPO financeiro e já entendeu o que esse serviço faz, é hora de pensar: será que vale a pena contratar um para a sua empresa? 

Normalmente, o BPO financeiro é recomendado para empresas de médio e pequeno porte, embora startups e negócios menores também o usem.

Para saber se é a melhor opção para você, repare quanto tempo você gasta com os serviços financeiros do seu negócio, qual é o custo do seu setor de finanças e qual é a taxa de erros ou problemas no setor.

Se as respostas para isso forem insatisfatórias, ou seja, você está perdendo muito tempo, muito dinheiro e errando muito nessa área, é hora de contratar um BPO financeiro de qualidade e confiança.

Como você já entendeu o que é BPO financeiro e deseja contratar esse serviço, entre em contato com a nossa equipe de atendimento para entender como podemos ajudar a sua empresa de forma estratégica!

Deixe seu comentário

WhatsApp chat