Como colocar as contas da empresa em dia em 2020?

Imagem mostra contador colocando as contas da empresa em dia

De acordo com o Sebrae, cerca de 25% das empresas do Brasil fecham as portas em seu segundo ano de atuação. Isso acontece pela dificuldade de colocar as contas da empresa em dia e falhar em executar um bom planejamento financeiro.

Como muitos empreendedores não têm conhecimento ou experiência com as contas da empresa, acabam sofrendo em controlar os números da companhia e conduzem o negócio à falência.

Para evitar que isso aconteça com o seu empreendimento, confira a seguir como colocar as contas da empresa em dia e começar 2020 com o pé direito.

Faça um planejamento financeiro para colocar as contas da empresa em dia

O primeiro passo para garantir que as contas da empresa estarão em dia é fazer um planejamento financeiro completo e estratégico para a sua companhia.

Sem um bom plano, fica praticamente impossível ou, no mínimo, muito difícil de controlar as finanças da sua empresa. Sem isso, não dá para estabelecer estratégias de crescimento, avanço contra o mercado e proteção de patrimônio em defesa contra crises.

Esse planejamento deverá levar em consideração todos os compromissos que a sua empresa tem a pagar e ver qual a melhor maneira de realizá-los. 

Por exemplo: qual o melhor regime tributário para a sua companhia em 2020? Qual a sua perspectiva de crescimento para o ano que vem? 

Para chegar nesse valor, considere o crescimento em 2019, se ele está em ascensão ou em queda, e se existem tendências macroeconômicas para o seu setor e para o país em geral que estimulem o aumento de demanda.

Dessa maneira, é possível projetar com certa taxa de acerto como será o resultado financeiro de 2020 e como isso permite que a sua empresa possa agir no mercado.

Será que a perspectiva é que o começo de ano será mais forte? Se for assim, vale a pena planejar as suas ações de forma estratégica nesse período para garantir o melhor resultado possível para o seu ano.

Foque em aumentar os fluxos de renda da sua empresa

É normal que muitas empresas com dívidas comecem o ano pensando em pagar as suas dívidas assim que possível. Isso é ótimo, pois mostra que a companhia tem o foco em manter suas contas organizadas e honrar seus compromissos.

No entanto, é importante ter cuidado com a maneira  que agimos para quitar os débitos com fornecedores e outras pessoas. Não vale a pena, por exemplo, cortar meios de produção para pagar dívidas.

É importante pensar que uma empresa, por exemplo, é gerida de forma diferente que a sua casa. No seu lar, é compreensível vender uma TV para pagar a dívida, uma vez que a fonte de renda não está atrelada à televisão.

Claro, há uma queda de qualidade de vida, mas ela pode ser recuperada em um, dois ou três meses.

No entanto, uma empresa não consegue se recuperar caso venda seu patrimônio para pagar dívidas ou diminua a sua capacidade produtiva e de vendas (como fazer cortes no orçamento de marketing).

Por isso, é essencial encontrar novas fontes de renda para ter mais margem de manobra para lidar com o ano de 2020.

Pague as dívidas da sua empresa assim que possível

Depois de conseguir uma nova fonte de renda, é que devemos começar a pagar as dívidas, especialmente para não sofrer com muitos juros, o que aumenta exponencialmente o débito com os credores.

Se a sua empresa entrar 2020 no vermelho, insira o pagamento das dívidas no seu planejamento financeiro, ou seja: estabeleça passos para poder pagar todos os credores. O ideal é que suas dívidas sejam pagas nos primeiros meses do ano, especialmente antes de abril.

Mas, se não for possível, não tenha medo de financiar suas dívidas em mais tempo. O importante é pagar sem prejudicar a sua capacidade produtiva e de venda, que é essencial para seu fluxo de receitas.

Organize os pagamentos a fornecedores, empregados e outros

Durante o planejamento, não esqueça de organizar como será feito o pagamento a fornecedores, empregados e outros credores da sua empresa.

Suponha que você precisará de 100 quilos de material para seus produtos para dar conta da demanda de 6 meses. Será que não vale a pena comprar tudo de uma vez para aproveitar o desconto ao adquirir em grande quantidade?

É importante ter essas coisas em mente ao montar o seu planejamento financeiro para 2020.

Contrate uma consultoria de contabilidade para ajudar a colocar suas contas em dia

Uma excelente maneira de começar 2020 com as contas da empresa em dia é contratando uma consultoria de contabilidade. Isso porque, além de auxiliar a sua empresa a fazer a prestação de impostos, os consultores podem planejar a vida financeira da sua companhia com você.

Isso aumenta a eficácia do planejamento, além de permitir que você tenha mais tempo para se dedicar à produção ou vendas da sua empresa. Essa 1 hora ou mais diária que sobra se transforma em lucro mensal, superando o valor da mensalidade do serviço de contabilidade.

Gostou das nossas dicas? Então comece 2020 com as contas da empresa em dia ao entrar em contato com a nossa equipe e saber como podemos ajudar que o seu negócio prospere no próximo ano!

Deixe seu comentário

WhatsApp chat