https://www.consultoriarr.com.br
RR SoluçõesRR Soluções
  • Home
  • Áreas de Atuação
    • Abertura de Empresas
    • BPO Financeiro
    • Contabilidade
  • Segmentos
    • Comércio
      • Contabilidade Digital para E-Commerce
      • Contabilidade Digital para Lojas e Franquias
      • Contabilidade Digital para Pet Shop
      • Contabilidade Digital para Restaurante e Cafés
      • Contabilidade Digital para Dropshipping
    • Contabilidade Digital para Lucro Real
    • Contabilidade para prestadores de serviços
      • Contabilidade Digital para Afiliados
      • Contabilidade Digital para Representantes Comerciais
      • Contabilidade Digital para Engenheiros
      • Contabilidade Digital para Agência de Marketing
      • Contabilidade Digital para Advogados
      • Contabilidade Digital para Arquitetos
      • Contabilidade Digital para Empresas de TI
      • Contabilidade Digital para Corretor de Seguros
      • Contabilidade Digital para Infoprodutores
      • Contabilidade Digital para Produtores de Eventos PJ
      • Contabilidade Digital para Veterinários
      • Contabilidade Digital para Serviços Digitais
      • Contabilidade Digital para Salão de Beleza e Cabeleireiros
    • Contabilidade para Saúde e Bem Estar
      • Contabilidade Digital para Academias e Studios de Pilates
      • Contabilidade Digital para Clínicas de Estéticas
      • Contabilidade Digital para Dentistas
      • Contabilidade Digital para Fisioterapeutas
      • Contabilidade Digital para Médicos
      • Contabilidade Digital para Psicólogos
  • Planos
  • E-books
  • Blog
  • Contato
  • Área do Cliente

Entenda o que é GMV e a importância dele para seu e-commerce

GMV: entenda o que é e como calculá-lo
  • Contabilidade para E-commerces
  • Contabilidade, Contabilidade para E-comerce, e-commerce, GMV
  • 23 de dezembro de 2022
  • Nenhum comentário

As vendas pelo e-commerce contam com inúmeras ferramentas que ajudam os empresários no acompanhamento da saúde financeira do negócio. Entre elas, há o GMV, Gross Merchandise Volume (volume bruto de mercadorias), uma métrica presente nas plataformas para ajudar ainda mais a gestão.

Mas você conhece o GMV? Sabe da importância dele para seu negócio? E, ainda, como calculá-lo? É hora de se aprofundar mais no assunto!

O que você vai aprender nesse conteúdo:

Toggle
  • Conheça o GMV
  • Entenda por que o GMV é tão importante para sua empresa
    • Aprenda a calcular o Gross Merchandise Volume
  • Conheça os indicadores que podem ser utilizados com o GMV
  • Está precisando de auxílio com a gestão do seu e-commerce? Não se preocupe, a Consultoria RR pode ajudar!

Conheça o GMV

O Gross Merchandise Volume é uma métrica criada para calcular o volume bruto das mercadorias dentro de plataformas digitais, os e-commerces. 

Ela é própria para o varejo online e auxilia as empresas no momento de identificar quanto de receita foi gerado através dos seus canais, baseando-se em um período predeterminado.

Seu foco principal é mapear o desempenho do e-commerce através dos números de vendas apresentados.

Entenda por que o GMV é tão importante para sua empresa

Primeiramente, compreender o Gross Merchandise Volume é fundamental para os negócios, pois ele calcula, em reais ou dólares, o desempenho das suas vendas online, tudo para facilitar a comparação de receita atual com a dos meses anteriores.

Então, é importante ressaltar que o GMV não é o mesmo que Custo de Mercadoria Vendida, métrica que busca descobrir quanto de despesa se teve para produzir ou guardar uma mercadoria.

Entretanto, conhecer ambos possibilita encontrar um meio-termo entre eles e, assim, descobrir a melhor forma de obter lucro. Importante: na hora do cálculo, essas duas métricas devem ser calculadas separadas.

Aprenda a calcular o Gross Merchandise Volume

Existem diferentes maneiras de se calcular o GMV, porém o jeito mais simples é multiplicar o preço de venda final para o consumidor com o número de produtos que foram vendidos. 

Por exemplo, imagine um empreendedor com 100 relógios à venda no seu e-commerce por 30 dólares cada um. Nesse caso, o cálculo do GMV fica da seguinte forma:

GMV = preço de venda x número de produtos

GMV = 100 x 30 = 3.000 dólares

Essa é uma das maneiras de se calcular a receita bruta. Outra forma de calcular o GMV é:

GMV = número de transações totais x valor médio do pedido (AOV), 

onde AOV são os custos do pedido do cliente.

Por exemplo: GMV = 310 (número de transações) * R$ 10 (AOV) = 3.100 reais.

Conheça os indicadores que podem ser utilizados com o GMV

Além do Gross Merchandise Volume, existem outros indicadores superimportantes para garantir uma melhor gestão, e eles devem ser analisados conjuntamente.

Não se esqueça de que trabalhar com indicadores é uma tarefa que demanda estratégias fundamentais para entender os parâmetros de ação das empresas. Ou seja, se esses indicadores não forem confiáveis, torna-se muito difícil fazer seu e-commerce crescer.

Os indicadores que devem estar lado a lado com o GMV são:

  • Taxa de conversão: refere-se à quantidade de pessoas que finalizaram a compra no seu e-commerce ou realizaram qualquer outra ação, como preenchimento de cadastro para newsletter.
  • Ticket médio: valor que, em média, cada cliente ou tipo de cliente consome, podendo ser definido como o valor médio das suas vendas. Para encontrá-lo, é preciso dividir o valor total de vendas pelo número de itens ou pedidos.
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC): métrica referente ao custo que sua empresa tem para adquirir um cliente.
  • Tempo gasto no site: métrica fundamental para entender se o que a empresa oferece é relevante para o consumidor. Dessa forma, quando baixo, esse indicador mostra a necessidade de melhorias, por exemplo, alterações na navegabilidade do seu e-commerce.
  • Net Promoter Score (NPS): métrica de lealdade ligada à satisfação dos seus clientes. Ela ajuda na hora de compreender se eles estão com intenções de compra ou não. 

Está precisando de auxílio com a gestão do seu e-commerce? Não se preocupe, a Consultoria RR pode ajudar!

Agora que compreendemos o que é GMV, é nítido o quanto ele pode ajudar a melhorar a gestão do seu e-commerce nas tarefas do dia a dia.

Para começar a colocar tudo em ordem, procure sempre manter uma boa rotatividade dos produtos, pois, quanto mais itens disponíveis, mais vendas você terá.

E é pensando nisso que a Consultoria RR tem a melhor solução para você na hora de lidar com os desafios da sua loja virtual. Com nossa contabilidade especializada para e-comerce, é possível manter o financeiro, as vendas, o fluxo de caixa e as tributações organizados.

Consulte um de nossos especialistas e descubra como podemos ajudar com o GMV!

 

Compartilhe:
  • Compartilhe
  • Twitter
  • Compartilhe
  • Compartilhe
  • Pin
Contabilidade Contabilidade para E-comerce e-commerce GMV
Saiba tudo sobre a Reforma Tributária, IBS e tributos
Anterior Saiba tudo sobre a Reforma Tributária, IBS e tributos
Afiliados e Infoprodutores: Por que contratar uma contabilidade especializada?
Próximo Afiliados e Infoprodutores: Por que contratar uma contabilidade especializada?

Renato de Paiva Ramos

RENATO DE PAIVA RAMOSFundador e CEO da RR Soluções desde 2012 - https://www.consultoriarr.com.br/Fundador e CEO R2 Negócios Digitais - https://r2contabilnegociosdigitais.com.br/Sócio do maior ecossistema de escritórios de contabilidade. Combinando expertise contábil e inovação, ajudando empreendedores.Mentor e Palestrante na RR EducaçãoSócio na RR HUB - Ecosistema de Produtos e Serviços para o Enpreendedor+ 650 CNPJs atendidos + de 1500 CNPJ abertos em todo o Brasil

    Deixe seu comentário Cancelar Comentário

    Posts Recentes

    • Alternativas ao Simples Nacional para Salões de Beleza: Evite Surpresas Desagradáveis
    • O Passo a Passo para Aplicar o Fator R na Contabilidade para Salão de Beleza
    • Como Reduzir os Impostos de um Salão de Beleza

    Categorias

    • BPO Financeiro (30)
    • Comunicado (3)
    • Contabilidade Digital (376)
    • Contabilidade para Academias (33)
    • Contabilidade para Advogado (60)
    • Contabilidade para Afiliados (41)
    • Contabilidade para Agência de Lançamento (19)
    • Contabilidade para Agências de Marketing (49)
    • Contabilidade para Arquitetos (66)
    • Contabilidade para Bares (12)
    • Contabilidade para Clínica de Estética (28)
    • Contabilidade para Comércio (24)
    • Contabilidade para Corretora de Seguros (46)
    • Contabilidade para Corretoras de Seguros (17)
    • Contabilidade para Dentista (38)
    • Contabilidade para Desenvolvedor (20)
    • Contabilidade para Desenvolvedores (40)
    • Contabilidade para Dropshipping (20)
    • Contabilidade para E-commerces (43)
    • Contabilidade para Engenheiros (36)
    • Contabilidade para Fisioterapia (38)
    • Contabilidade para Gestor de Tràfego (25)
    • Contabilidade para Influencer Digital (28)
    • Contabilidade para Infoprodutores (54)
    • Contabilidade para Lojas e Franquias (14)
    • Contabilidade para Médicos (47)
    • Contabilidade para Negócios Digitais (17)
    • Contabilidade para Nutricionista (32)
    • Contabilidade para PETSHOP (21)
    • Contabilidade para Produtor de Eventos (16)
    • Contabilidade para Programadores (28)
    • Contabilidade para Psicólogos (36)
    • Contabilidade para Representante Comercial (34)
    • Contabilidade para Restaurantes (23)
    • Contabilidade para Salão de Beleza (60)
    • Contabilidade para Startups (18)
    • Contabilidade para Studio de Pilates (23)
    • Contabilidade para TI (27)
    • Contabilidade para Veterinário (54)
    • Divórcio (1)
    • Empreendedorismo (15)
    • IRPF – IMPOSTO DE RENDA PESSOA FISICA (3)
    • MEI (13)
    • Notícias (5)
    • PIX (1)
    • Produtor de Eventos (1)
    • Receita Federal (1)
    • Relatório Financeiro (1)
    • Score CNPJ (2)
    • Sem categoria (37)
    • Simples Nacional (2)
    • Sistema de cobrança automatizado (1)
    • Trabalhadores (1)

    Meta

    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org

    Atuamos no mercado auxiliando empresas nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e tributária. Por meio da dedicação e do comprometimento da nossa equipe, você dispõe de uma linha completa de serviços que facilitam a sua administração financeira.

    • Facebook
    • Linkedin
    • Instagram

    Serviços

    • Contábil e Fiscal
    • Abertura de Empresas
    • Trabalhista e Folha de Pagamento
    • Planejamento Financeiro
      Unidade Morumbi - SP
    Rua dos Três Irmãos, 62
    Cj. 206 - Morumbi
    São Paulo - SP - CEP: 05615-190
     (11) 4113-2374
      Unidade Varginha - MG
    Av Rio Branco, 371
    Sala 702 - Centro
    Varginha - MG - CEP: 37002-010
     (35) 3221-7041

     contato@consultoriarr.com.br

    CRC/SP 030369
    CRC/MG 013755

    Desenvolvido por Inside Digital

    Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

    Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa política de privacidade.AceitarPolítica de Privacidade