As métricas de marketing digital ou KPIs, como também são conhecidas, são indicadores utilizados para entender e medir os resultados de estratégias e campanhas nos canais digitais da sua empresa.
Sendo assim, elas mensuram desde o número de visitantes até o volume de vendas, por essa razão você consegue identificar a influência dessas estratégias nos resultados do seu negócio.
Entretanto, muitos empreendedores não sabem quais são as métricas mais relevantes para a sua empresa. Por mais que pareça óbvio, quando pensamos em métricas de marketing digital, muitas pessoas acreditam que apenas o volume de pessoas em seus perfis e canais são as métricas mais importantes, sem contudo entender qual o real retorno de suas ações.
Com as ações de marketing digital, isso pode mudar. Por mais que existem diversas métricas de vaidade que não estão relacionadas à geração de oportunidades para a sua empresa, sabemos que existem métricas que mostram se as suas ações estão trazendo ou não resultados para a sua empresa.
Mas, na prática, quais são as métricas mais importantes? Listamos neste artigo 5 métricas essenciais de marketing digital que você deve acompanhar para entender o crescimento da sua empresa. Confira!
5 métricas de marketing digital que você não pode deixar de acompanhar
Em uma empresa, a cobrança por informações e dados concretos é uma constante. Sendo assim, quem trabalha com marketing digital sabe que em muitas situações uma empresa conquistaria resultados melhores se aumentasse o budget de investimentos.
Entretanto, isso está longe da realidade de muitas empresas. Independentemente do seu nicho de atuação, seja como afiliado ou infoprodutor, entre outros profissionais que atuam com empreendedorismo digital, é necessário buscar novas estratégias para trazer mais tráfego, gerar mais engajamento e aumentar as vendas da sua empresa sem aumentar seus custos.
Porém, como alcançar resultados melhores se você não souber onde é preciso melhorar e dedicar mais atenção? É nessa fase que as métricas de marketing digital entram em ação.
A partir da análise desses dados é possível entender dados, melhorar processos, acabar com gargalos e identificar quais as oportunidades e as estratégias que devem ser otimizadas. Confira abaixo 5 métricas indispensáveis para o seu negócio!
Retorno sobre investimentos (ROI)
A primeira métrica da nossa lista é uma das mais importantes para qualquer empresa. Assim, podemos dizer que ela é a primeira métrica a ser avaliada pois refere-se diretamente ao seu lucro.
No mundo do marketing digital, entender o retorno gerado por determinadas atividades, como campanhas de anúncios, ou até mesmo toda a sua estratégia, torna-se essencial.
O retorno sobre investimento fornece justamente o retorno sobre o seu investimento. Enquanto esse valor for positivo, a sua empresa pode aumentar esses investimentos desde que tenha capacidade de produção.
Custo de aquisição por cliente (CAC)
Saber quanto custa cada novo cliente para a sua empresa é essencial. Desse modo, o CAC funciona justamente para você saber o quanto a sua empresa gasta para trazer um novo consumidor para quem você vai vender o seu produto ou serviço.
Nessa métrica é importante que você inclua todos os custos envolvidos. Podemos citar:
- Investimentos em mídias;
- Vendas;
- Salários de funcionários;
- Entre outros.
Portanto, para realizar o cálculo de CAC, é preciso somar todas as despesas da empresa com vendas e marketing digital durante um período, e assim comparar com o número de novos consumidores.
Ticket médio
A métrica de ticket médio mostra a média do valor que cada cliente gasta com serviços e produtos da sua empresa.
Ao analisar essa métrica e você identificar que esse valor está muito baixo, poderá aplicar estratégias para aumentá-lo, como upselling e crosselling.
O mais indicado é que você encontre o ticket médio mensal (valor total médio gasto por cada cliente por mês).
Taxa de conversão
A conversão é o passo final que um visitante dá rumo a se tornar cliente. A conversão pode ser desde um cadastro em uma promoção, baixar um e-book no blog, até mesmo tornar-se um novo cliente da sua empresa.
A taxa de conversão tem diversas funções, no entanto é o principal objetivo de uma campanha de marketing digital.
Um número pequeno de conversões pode ter vários motivos, desde um site com otimização ruim, até mesmo a falta de CTAs no final dos conteúdos.
Para calcular a taxa de conversão, você deve definir o seu objetivo. Geralmente ela consiste no número de visitas em uma página e o número de usuários que tomaram uma ação.
Visitas ao site
A última métrica da nossa lista é simples, mas não menos importante, já que ela dá a noção de alcance da sua empresa na internet. Com a métrica de visitas ao site é possível saber quantas pessoas estão acessando seus conteúdos diariamente.
Além do mais, ao analisar individualmente cada página, você consegue descobrir quais as páginas mais relevantes e acessadas em seu blog ou site. Ela é uma ótima métrica para começar a identificar o que está funcionando.
Gostou de conhecer as 5 métricas essenciais de marketing digital para o seu negócio? Além disso, se você está em busca de uma contabilidade especializada no seu segmento, entre em contato com a nossa equipe e descubra todas as vantagens de ter uma para o seu negócio!