Manter a gestão de um e-commerce em dia pode parecer um processo complicado, ainda mais quando a loja está deficiente de gerenciamentos fiscais de boa qualidade.
Por isso, realizar uma revisão tributária no e-commerce é um ato importante e deve ser feito periodicamente, já que os ganhos da sua loja podem crescer significativamente.
De forma simples, a revisão é uma garantia de que a sua loja virtual está cumprindo a legislação tributária. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura desse conteúdo para saber o que é a revisão tributária e os principais benefícios que ela pode oferecer ao seu e-commerce. Vamos lá!
Entenda o que é uma revisão tributária
A revisão tributária foi criada para garantir que a legislação seja cumprida, em que o foco principal está nas otimizações e obrigações tributárias, indo em busca dos menores valores na hora de pagar impostos. A boa notícia é que todo o processo é realizado de maneira segura perante a lei.
A revisão garante o aproveitamento do benefício oferecido pela Receita Federal, nesse caso, a devolução de impostos pagos a mais. Ela se baseia na análise de todos os pagamentos que a empresa realizou em um período de 60 meses, desde que seja possível a geração de tributos.
Para que dê certo, essa revisão deve sempre ser feita por profissionais capacitados, a fim de garantir que os impostos pagos a mais sejam devolvidos. Todas as empresas pagam tributos, o que dá a elas o direito de utilizar este benefício.
Saiba quais impostos um e-commerce deve pagar
As regras impostas para as tributações do e-commerce se assemelham muito com as de uma loja física. Desse modo, os principais impostos que uma loja online deve pagar são:
- PIS – Programa de Integração Social;
- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços;
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- IRPJ – Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (comum em todas as empresas);
- Cofins – Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social;
- ISS – Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza;
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados (apenas se tiver venda de produtos).
5 benefícios promovidos pela revisão tributária do e-commerce
A revisão tributária tem como principal função garantir que as legislações tributárias sejam cumpridas. Mas não é só isso. Ela visa otimizar as obrigações fiscais, sendo capaz de diminuir carga de impostos e custos com o pagamento desses tributos.
Muitos benefícios podem ser obtidos, aumentando a competitividade e relevância do negócio. Conheça cinco dessas principais vantagens:
1. Gestão mais eficiente
A gestão do e-commerce passa a ser mais eficiente, afinal, as estratégias são avaliadas com mais frequência para garantir melhores desempenho durante a venda dos produtos ou serviços. Aqui, a revisão dos tributos auxilia na administração fiscal da loja em busca de implementar novos mecanismos.
2. Redução de riscos
O e-commerce passa a ter mais possibilidades de identificação e mensuração dos possíveis riscos. Quando identificados com antecedência, é possível reverter a situação, evitando aplicações de multas, execuções fiscais e até mesmo processos administrativos.
3. Identificação de novos créditos
Quando realizada a revisão tributária do e-commerce, é possível ter a identificação de créditos e tributos, o que inclui incentivos e até mesmo benefícios fiscais.
4. Precificação justa de acordo com orientações
A realização de gestões tributárias mais eficientes contribui de forma direta na precificação dos produtos ou serviços que são oferecidos pela sua organização. A revisão tributária se torna ainda mais estratégica por fornecer segurança e orientações necessárias na hora de realizar a precificação.
Ou seja, é uma forma mais simples de garantir que os empresários paguem menos tributos, aumentem seu operacional e consigam ser mais competitivos no mercado de trabalho.
5. Atuação preventiva
Com a realização da revisão tributária, é possível mapear questões polêmicas na legislação tributária. Dessa forma, elas podem ser abordadas de maneira preventiva, evitando que tributos desnecessários sejam recolhidos, assim como multas e demais penalidades.
De forma geral, a revisão dos tributos de um e-commerce é complexa, fazendo com que o lojista se perca muitas vezes em meio aos detalhes e inúmeras informações. Portanto, contar com uma contabilidade especializada em e-commerce faz toda diferença.
Procure sempre manter sua revisão tributária em dia. Assim, você certamente terá bons resultados no seu negócio. Se precisar de ajuda, conte conosco!
Aproveite e nos siga no Facebook e Instagram para não perder mais nenhum conteúdo importante sobre contabilidade!
1 Comment
Entenda o que é GMV e a importância dele para seu e-commerce- RR Soluções
janeiro 2023 at 08:46 am
[…] O Gross Merchandise Volume é uma métrica criada para calcular o volume bruto das mercadorias dentro de plataformas digitais, os e-commerces. […]