5 perguntas que você deve fazer antes de abrir a sua empresa

Começar um negócio próprio é o objetivo e sonho de muitos brasileiros. Entretanto, nem todo mundo entende quais os principais processos necessários para essa abertura. Portanto, antes de abrir uma empresa, você deve realizar alguns questionamentos. Reunimos neste artigo 5 perguntas frequentes entre novos empreendedores. Confira!

Mesmo que pareça ultrapassado para alguns empreendedores, alguns conceitos antigos continuam sendo válidos ao começar um novo negócio.

Quem pode abrir uma empresa no Brasil?

Embora o Brasil tenha uma ampla legislação que dispõe quem pode realizar a atividade de empreendedor no Brasil, que mostra inclusive como são constituídas as sociedades empresariais, esse tipo de informação ainda gera diferentes questionamentos.

Veja a seguir alguns fatores que podem auxiliar no esclarecimento das questões referentes à capacidade civil de ser empresário no Brasil. Recomendamos a procura por um contador especializado para esclarecer dúvidas complexas e aprofundadas.

Segundo o que dispõe o código civil, todos os cidadãos que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos podem abrir uma empresa. Confira:

  • Maiores de 18 anos, brasileiros (as) ou estrangeiros (as);
  • Menor de idade emancipado ou quando atingir a maioridade.

Sendo assim, descubra a seguir quais são as perguntas que você deve fazer antes de abrir uma empresa.

5 perguntas que você deve se fazer antes de começar um novo negócio

Pensando em esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre como abrir uma empresa e montar um negócio próprio, listamos abaixo as 5 perguntas para você se fazer antes de abrir a sua empresa e tirar os seus planos do papel. Explicaremos as principais preocupações comuns no início, mas que podem ser facilmente contornáveis. Confira!

Por onde começar?

A primeira pergunta que você deve se fazer ao decidir abrir uma empresa é: por onde começar? 

Além disso, esse é o passo mais importante para que o seu projeto saia do papel. Sendo assim, a pergunta ajuda a evitar erros e é fundamental para determinar a sua real intenção, e se você terá condições para manter o seu negócio.

O objetivo desse questionamento é entender do que se trata o seu negócio, como irá trabalhar e em qual nicho você estará inserido para ter um conhecimento mais detalhado do segmento.

Em seguida, você deve realizar uma consulta com uma contabilidade especializada para entender as diferentes modalidades e enquadramentos para cada tipo de empresa. Um contador especializado irá realizar levantamentos e as opções mais adequadas para o seu tipo de negócio.

Quais as vantagens e desvantagens de abrir uma empresa?

Assim como qualquer situação, abrir a sua empresa tem vantagens e desvantagens. Obviamente, uma pessoa com um emprego formal possui certa estabilidade em relação a um empresário que precisa se manter e ter conquistas diariamente. 

Porém, o potencial de ganhos e desenvolvimento de um empreendedor são maiores do que se ele estivesse em um emprego formal. Vantagens e desvantagens variam conforme o perfil de cada um, por isso são subjetivas e relativas.

Apesar de no Brasil as dificuldades para os empreendedores serem maiores, como a alta carga tributária e a burocracia, as oportunidades são igualmente semelhantes. Dessa forma, o poder público, na maioria das vezes, é ineficiente e acaba abrindo brechas que geram algumas oportunidades para empresários preparados.

Áreas como educação e segurança têm apresentado crescimento significativos nos últimos anos, por exemplo.

Posso abrir a minha empresa com um baixo capital?

Toda empresa precisa de um investimento inicial. Esse capital pode mudar conforme a proporção da nova empresa e o nicho em que está inserido.

Portanto, você deve realizar um plano de negócio que inclua um planejamento prévio. Sendo assim, o investimento inicial da sua empresa pode ser pequeno. Muitos empreendedores escolhem uma estrutura pequena para iniciar ou até mesmo realizar suas atividades em pequenos períodos enquanto a empresa se estabiliza.

Para entender melhor qual o investimento ideal para abrir a sua empresa, consulte uma contabilidade especializada que estará pronta para solucionar todas as suas dúvidas.

A minha empresa precisa ser registrada?

Sim, independentemente do porte do seu negócio, a abertura da empresa é fundamental. Seja para comercializar produtos ou serviços, você deve legalizar a sua empresa.

Desse modo, você inicia o seu negócio de maneira correta e aumenta suas chances de sucesso. Ao legalizar a sua empresa, você poderá emitir notas fiscais a seus clientes, além da contratação de funcionários e outras demandas. Sendo assim, busque um contador para realizar o registro e legalização da sua empresa.

Quais os documentos necessários para abertura de empresas?

Um dos principais documentos para abertura da sua empresa é o contrato social. O documento deve incluir o seu ramo de atuação, sócios, formação de capital, entre outras informações.

O contrato, assim como os documentos dos sócios precisam ser entregues à junta comercial e ao cartório de registro de pessoa jurídica da sua região. Durante esse processo, a situação de cada sócio será analisada e verificada.

Essa é a primeira etapa para realizar a abertura da sua empresa. As demais etapas podem ser orientadas por seu contador, assim como a aquisição de licenças de funcionamento e alvarás necessários.

Quer saber mais detalhes sobre como abrir a sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e descubra todas as vantagens de ter uma para o seu negócio!

Deixe seu comentário