Importância da Contabilidade para Médicos

Qualquer tipo de empreendimento necessita de uma contabilidade. Assim como o médico é essencial para a sociedade, o contador é fundamental para uma empresa.
Como muitas vezes os médicos acabam atuando como autônomos, iremos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre contabilidade neste segmento. Confira!

Como funciona a contabilidade para médicos sem assessoria?

A rotina do médico é atarefada, pois ele acaba sendo responsável por todos os processos, tanto os médicos quanto os administrativos. Embora em alguns casos exista o apoio dos atendentes, eles se limitam apenas a fazer a triagem do público. Aliás, se você não possui muita experiência na área e tem pouca habilidade com números, certamente sua rotina ficará mais conturbada. A assessoria por profissionais qualificados da área contábil garante mais comodidade para o médico focar nas suas atividades, afinal sua renda depende da sua capacidade produtiva.

Qual o melhor modelo de atuação: Prestador de Serviços, Clínica ou Consultório?

Quando a assessoria começa a planejar a contabilidade para o médico, é preciso avaliar junto ao profissional qual a melhor forma de atuação. Cada tipo de atuação irá exigir tributações diferentes e poderá limitar a atuação do profissional de saúde.
Porém, seja atuando como profissional autônomo em outras clínicas ou abrindo o seu consultório, o profissional terá que se manter em dia com as suas obrigações tributárias.O modelo de atuação depende muito da forma como você deseja trabalhar. Para quem prefere iniciar em um local que já possui uma carteira de clientes, a clínica pode ser a melhor opção. Caso você deseja empreender, terá que abrir um consultório e começar a prospectar clientes.

Assessoria para médicos

Para médicos que estão em início de carreira ou que desejam construir o seu próprio consultório, a assessoria contábil pode facilitar a tomada de decisões.

O contador age como um consultor que irá orientá-lo sobre quais são as ações que você deverá tomar para regularizar o seu negócio. As orientações serão sobre os preços que estão sendo praticados, como agem os concorrentes, qual o modelo que melhor se encaixa ao seu perfil de profissional etc.

Quando o médico atua como profissional autônomo, é preciso estar atento à declaração do imposto de renda, emissão de notas etc.

Por que devo contratar um escritório de contabilidade para o meu consultório médico?

Existem muitas exigências na lei como: manter todas as operações registradas em livros, o pagamento correto dos tributos, entrega de declarações ao fisco além de executar o planejamento tributário e financeiro para manter o fluxo de caixa e se preparar para as baixas temporadas. A assessoria de contabilidade para consultórios médicos funciona quase como uma mentoria para estes profissionais.

Mantenha tudo organizado

Para quem opta por abrir um consultório, é necessário organizar a folha de pagamento dos funcionários, ficar atento ao pagamento de todos os benefícios previstos em lei para evitar problemas com a justiça. Ter todas as informações do seu consultório organizadas possibilita que você identifique rapidamente os problemas e seja mais preciso na implementação de soluções.
Quando um contador vai analisar as finanças de uma empresa, ele age como um cirurgião médico, buscando qual a causa do problema e agindo diretamente no foco desse problema.  

Regularize-se conforme a legislação

A assessoria de contabilidade irá manter o seu consultório regularizado. Será necessário registro  em Cartório de Pessoa Jurídica, na Prefeitura, na Receita Federal, no Sindicato, no Conselho Regional, entre outros órgãos. O papel da assessoria é ficar responsável por toda esta parte burocrática, que pode ocupar grande parte do tempo do profissional autônomo.

Análise de quais tributos serão pagos

Deixar de pagar algum tributo determinado por lei pode fazer com que o profissional ou o consultório tenha que pagar multas altíssimas. E quanto mais tempo você atrasar o pagamento, maiores serão os juros. Mais uma vez a assessoria estará presente para cuidar de todas as responsabilidades legais, protegendo a sua imagem ou do seu consultório.

O importante é que o profissional de saúde se dedique inteiramente as suas funções, nas quais se preparou durante anos e confie toda a parte burocrática a uma boa assessoria contábil.

Assessoria Qualificada

Muitos médicos não sabem quais são as tributações e obrigações que uma empresa médica tem mensalmente.

Para os consultórios médicos, os principais são: Lucro Presumido, Simples Nacional e conforme o valor do faturamento, será preciso realizar o Lucro Real. É preciso calcular os tributos sobre cada funcionário, tributos federais. Quem opta pelo Lucro Presumido tem que pagar 11,33% sobre o ISS e o faturamento.

Como são muitos detalhes, o mais recomendado é buscar o auxílio de profissionais qualificados.

Busque quem tem experiência no segmento

Embora o consultório funcione como uma empresa, somos experientes neste segmento, o que acaba otimizando o tempo da assessoria.

Precisa de ajuda para regularizar o seu consultório? Entre em contato conosco! Nossos especialistas estão à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

Deixe seu comentário

WhatsApp chat