Como funciona a contabilidade para micro, pequenas e médias empresas?

Muitos não enxergam a importância da contabilidade para a empresa, porém este é um setor fundamental para o seu funcionamento.

A contabilidade é responsável por auxiliar os administradores a tomarem as melhores decisões. Para empresas menores, onde normalmente a empresa é comandada por uma única pessoa, a assessoria contábil vai muito além de uma mentoria. Os profissionais são capazes de, não apenas identificarem o problema, mas também de executarem o plano de ação.

Ficou curioso para saber como a nossa assessoria contábil financeira pode ajudá-lo(a). Então continue lendo o nosso artigo!

Gerenciamento do fluxo de caixa

Normalmente as micro e pequenas empresas são formadas por pessoas com pouca ou nenhuma experiência em gestão, e isso pode ser um grande problema.

O fluxo de caixa serve para que os gestores possam prever e planejar a saúde financeira da empresa. Uma projeção de quanto de dinheiro irá entrar e sair da empresa, possibilita que os diretores antevejam possíveis problemas, o que garante a elaboração de planos para evitá-los.

A importância do Capital de Giro

Toda empresa, independentemente do seu tamanho, necessita do Capital de Giro, pois ele é o responsável por garantir a operação da empresa. Tudo que diz respeito ao que está acumulado no estoque, na conta bancária da empresa, nas contas a receber, se tornam um montante que garante o Capital de Giro.

É preciso ficar atento às movimentações de todos estes recursos, pois caso comecem a surgir pequenos problemas e estes não sejam resolvidos, eles podem se agravar rapidamente, tornando-se uma “bola de neve”, o que pode colocar em risco todas as finanças da empresa.

A assessoria contábil analisa minuciosamente todos estes dados, a fim de encontrar onde estão os problemas e buscar soluções para que a empresa evite ou diminua os prejuízos.

Como age o Consultor Contábil Financeiro?

O consultor contábil irá avaliar como é a rotina da empresa, analisará os contratos, qual a situação das contas em aberto. Caso existam empréstimos, como reduzir as taxas; enfim, o objetivo é reduzir o máximo possível dos gastos, assim a empresa poderá investir em ações que lhes tragam algum retorno financeiro.

O contador faz uma análise minuciosa, na qual ele irá desenvolver um relatório com todos os dados sobre a situação atual da empresa, bem como um planejamento vislumbrando um cenário otimista.

Contabilidade focada no desenvolvimento da sua empresa

O que toda empresa busca é manter a rentabilidade do seu negócio. Por isso, a assessoria contábil irá avaliar o EBITIDA (Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), se as margens de contribuições de cada produto estão corretas, se há desvios no caixa ou até mesmo identificar algum tipo de fraude.

Sua empresa precisa estar com todo este planejamento bem definido, aliás, é fundamental que todos os tributos sejam pagos corretamente ao Governo. Caso contrário, a empresa pode receber multas altíssimas que podem comprometer a sua saúde financeira.

Quais os problemas diários das micro, pequenas e médias empresas?

O planejamento das contas e organização da folha de pagamento, talvez seja alguns dos problemas que assolam todas as empresas que possuem um efetivo reduzido. O planejamento tributário pode ser algo caótico e ineficiente, quando gerenciado apenas por planilhas do Excel.

É importante que os gestores tenham ciência da magnitude que este tipo de problema pode causar. O pagamento tardio dos tributos podem gerar multas de até 80% do valor original.

Como estes tipos de empresas trabalham com equipes menores, muitas vezes um profissional fica encarregado de diversas tarefas. Devido este acúmulo de funções, provavelmente poderá falhar nos cálculos ou pagamentos. Por isso é tão importante contratar um serviço especializado de contabilidade financeira para assegurar a sua empresa.

 

A importância das demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis ou demonstrações financeiras é uma forma de apresentar a posição patrimonial e financeira de um determinado período, contendo as informações de todas as transações.

 

O trabalho da assessoria contábil e financeira requer muita atenção e um pensamento estratégico para que não ocorram falhas durante o processo, o que poderia gerar grandes prejuízos ao seu patrimônio.

Precisa de um auxílio para organizar a contabilidade e o financeiro da sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma avaliação!

Deixe seu comentário