Contabilidade Digital: melhor custo-benefício para sua empresa

Entenda o custo-benefício da Contabilidade Digital

O custo-benefício da Contabilidade Digital é um dos grandes destaques dessa tecnologia, que cada vez mais vem conquistando o mercado contábil e ajudando milhares de empresas a lidarem melhor com as suas demandas tributárias. Essa é uma dor muito comum aqui no Brasil, em que cada negócio gasta, em média, 2.000 horas anuais lidando apenas com obrigações contábeis.

No entanto, muitas dessas demandas podem ser automatizadas ou, no mínimo, resolvidas mais rapidamente com o uso de tecnologia e estratégia. É justamente isso que a Contabilidade Digital propõe: a aplicação de recursos tecnológicos avançados para facilitar a maneira como certas tarefas são feitas, poupando tempo, dinheiro e esforço.

Quer entender como o custo-benefício da Contabilidade Digital pode trazer vantagens importantes para a sua empresa? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

O que é a Contabilidade Digital?

A Contabilidade Digital é uma evolução da Contabilidade tradicional. Ela se caracteriza pelo uso natural e intrínseco de tecnologias para otimizar as demandas contábeis e tributárias das empresas de todos os tamanhos, mercados e tipos.

Dentre as principais tecnologias usadas pela Contabilidade Digital estão a automação de tarefas, além do uso de Inteligência Artificial e Machine Learning para cuidar de algumas demandas.

Um ponto importante a ter em mente é entender a diferenciação entre a Contabilidade Digital e a Online.

A grande diferença entre a Contabilidade Online e a Digital é que, na primeira, o cliente é o responsável por alimentar as informações necessárias dentro do sistema ou plataforma usada para gerenciar suas tarefas contábeis. Dessa forma, a empresa que contrata o serviço acaba gastando muito mais tempo e energia para cuidar das suas tarefas contábeis. Já na Contabilidade Digital, o escritório recebe as informações e documentos da empresa e faz toda a alimentação por conta própria, poupando tempo e energia dos clientes.

Por que o custo-benefício da Contabilidade Digital é o melhor?

Para entender por que o custo-benefício da Contabilidade Digital é o melhor, precisamos compreender como ela funciona e por que ela atua em duas vertentes: a de aumentar o benefício e a de reduzir o custo.

Imagine, por exemplo, que a sua empresa seja um e-Commerce ou que você seja um infoprodutor. Em ambos os casos, é possível que você tenha muitas vendas diárias. Vamos supor que uma média de 10 vendas por dia, todas com a necessidade de emitir nota fiscal.

Cada nota fiscal pode levar, no seu caso, uma média de 5 minutos para ser preenchida. Com 10 vendas por dia, são 50 minutos, o que equivale a uma projeção de 1.500 minutos “desperdiçados” por mês com essa obrigação. Já imaginou passar 25 horas (ou um dia inteiro) do seu mês só preenchendo notas fiscais?

A Contabilidade Digital pode automatizar essa tarefa, permitindo que você ganhe esses 1.500 minutos de volta (mais benefício). E ela faz isso com um software, o que reduz o custo dos escritórios de contabilidade que realizam esse trabalho (menos gastos).

Se há redução de custos e aumento de vantagens, então há um melhor custo-benefício no geral.

Esse é apenas um exemplo de como a Contabilidade Digital funciona na prática. Existem muitos outros, claro, abordando diversas demandas contábeis ou tecnologias específicas.

Como implementá-la em seu negócio?

Implementar a Contabilidade Digital em uma empresa não é fácil. Grandes negócios, que contam com departamentos de contabilidade, precisam comprar softwares e recursos do tipo para implementá-los em suas demandas diárias.

Já negócios de pequeno ou médio porte podem conseguir esse recurso com a contratação de um escritório de contabilidade que trabalhe com a Contabilidade Digital.

A contratação deve ser feita após uma cuidadosa avaliação e consideração se vale a pena optar por esse tipo de serviço. Depois de pensar bem em todas as opções e contratar o escritório correto, o próximo passo é preparar a sua empresa para a Contabilidade Digital.

Sim, é preciso preparar a sua empresa para usar essa ferramenta. Afinal de contas, existem alguns processos internos que deverão ser realizados. Alguns deles são feitos uma vez somente, outros são mais constantes. Seja como for, são processos mais simples e rápidos do que os mais tradicionais.

Por exemplo, caso sua loja virtual tenha emissão automática de nota fiscal, é preciso configurar adequadamente o software com os dados da empresa e do cliente para que o documento seja emitido sem erro (e enviado ao consumidor por e-mail).

É por isso que vale a pena ter o apoio de especialistas na área a fim de facilitar a adaptação de empresas às mudanças exigidas ao evoluir a sua Contabilidade.

Agora que você já viu de onde vem o ótimo custo-benefício da Contabilidade Digital, está mais informado para tomar uma decisão sobre usar ou não esse recurso para lidar com as demandas contábeis da sua empresa. No fundo, essa é uma decisão do empreendedor, que deve considerar os prós e contras com atenção antes de se decidir.

Se você ainda estiver em dúvidas, baixe agora mesmo o nosso eBook sobre Contabilidade Digital para entender se esse recurso é ou não interessante para o seu negócio!

Deixe seu comentário

WhatsApp chat