Contabilidade diferenciada para corretoras de seguros: qual a importância?

Imagem mostra profissional oferecendo contabilidade diferenciada para corretoras de seguros

Que a carga tributária no Brasil é enorme, não é segredo nenhum. Basta empreender para entender que um sistema que exige 2000 horas para cumprir as obrigações de impostos é algo cansativo e pesado para as empresas. É por isso que é importante contar com uma contabilidade diferenciada para corretoras de seguros, de modo a ultrapassar todos esses obstáculos mais facilmente.

Ter um contador é uma obrigação de todas as empresas que não são MEI no Brasil. Ou seja: todas as micro, pequenas, médias e grandes empresas nacionais que usam o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real precisam de um profissional da área para assinar seus livros contábeis e declarações tributáveis. No entanto, o papel de um contador não deve ficar relegado apenas à burocracia do setor. Na verdade, há muito a ganhar com o uso de uma contabilidade diferenciada para corretoras de seguros.

Quer aprender? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 benefícios de uma contabilidade diferenciada para corretoras de seguros

1. Maior controle sobre a empresa

Um dos benefícios de um apoio diferenciado na contabilidade é o maior apoio para exercer um controle mais preciso sobre o futuro da empresa. Isso porque o contador deixa de ser um profissional puramente operacional e passa a ter função estratégica.

Na prática, o contador pode elaborar diversos tipos de relatórios que garantem maior controle da empresa e de seu futuro por parte dos gestores. Um exemplo do que uma contabilidade diferenciada pode oferecer são os relatórios gerenciais do negócio, dando informações e munições para uma avaliação 360º da empresa.

Com base nos dados, fica muito mais fácil organizar a empresa, fazer correções e traçar planos para o futuro do negócio.

2. Processos diários mais facilitados

Outro benefício de uma contabilidade diferenciada para corretoras de seguros é a facilitação dos processos diários da empresa. Isso inclui a emissão de notas fiscais e todo o controle frequente de obrigações tributárias que as corretoras possam ter.

Isso agiliza as rotinas tributárias da empresa. Em vez de deixar tudo acumular e ter de resolver correndo perto do fim do prazo, o negócio já chega na época de entrega de declarações com tudo resolvido.

3. Menos despesas para a empresa

O uso da contabilidade digital é uma forma muito interessante de reduzir despesas da empresa. Com esse recurso, a corretora de seguros pode atuar no mercado de maneira mais leve.

A economia começa pela escolha do regime de tributação para corretoras de seguros mais indicado para cada negócio. Normalmente, muitas empresas vão direto para o Simples Nacional, mas talvez ele não seja exatamente a melhor opção para você. Por isso, é vital analisar cada contexto individualmente com quem pode fazer as contas e entender qual a melhor alternativa.

Além disso, a presença de uma contabilidade diferenciada, com visão proativa, reduz a incidência de erros e problemas que geram multas, juros e outros tipos de punições para a corretora.

4. Mais competitividade no mercado

Se o negócio fica mais leve, com menos custos agregados, então isso significa que a corretora de seguros ganha competitividade no mercado. Afinal de contas, essa redução de custos faz com que a margem de lucro da empresa seja maior, o que lhe confere vantagens frente aos concorrentes.

Por exemplo, uma empresa com menos custos na área tributária pode aumentar a comissão para os corretores contratados, garantindo a retenção dos principais talentos no time comercial. Isso, claro, gera maior competitividade no mercado.

Além disso, o lucro maior gera recursos para tentar novas técnicas de marketing ou de vendas. Isso também gera maior competitividade, pois permite que a empresa seja mais agressiva no mercado.

5. Apoio especializado

Uma contabilidade diferenciada para corretoras de seguros não é a mesma coisa que ter um escritório de contabilidade qualquer. Esse tipo de apoio é customizado e especializado, focado justamente nas necessidades que a empresa possa ter.

Isso porque não só cada empresa tem o seu contexto, como cada segmento tem as suas particularidades também. Desse modo, o apoio especializado de quem realmente entende os detalhes do setor faz toda a diferença. Por exemplo, um contador que entenda a diferença entre os muitos CNAEs que podem ser usados por uma corretora de seguros pode gerar economias significativas para a empresa.

Agora que você já viu os benefícios de contar com uma contabilidade diferenciada para corretoras de seguros, é hora de começar a procurar por uma empresa da área que possa ajudar o seu negócio a se posicionar melhor no mercado. A RR Soluções é um escritório de Contabilidade Digital com expertise na área de seguros e que conta com todo o apoio e tecnologia que a sua corretora de seguros precisa para se destacar no mercado.

Quer facilitar a sua vida contábil? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Deixe seu comentário

WhatsApp chat