O sonho de muitos brasileiros é largar a CLT e abrir sua própria empresa. Alguns já conseguiram, no entanto enfrentam as dificuldades em administrar uma pequena empresa com poucos recursos e mão de obra reduzida.
Para manter a saúde financeira da sua empresa é preciso organização e planejamento. Além das contas e gastos com funcionários, é preciso se atentar às atividades diárias e ao desenvolvimento da equipe. As metas precisam estar bem definidas e claras para todos. Ter um modelo de negócios permite ao empreendedor uma visão 360º da empresa. O importante é que você implemente cada uma das etapas que iremos apresentar.
Defina metas palpáveis e planeje cada etapa
Quando você está trabalhando em uma empresa, normalmente você já recebe as metas que deve cumprir ao final de cada projeto. Porém quando é você quem administra a empresa, é preciso planejar, não apenas as suas metas, mas as de toda a equipe.
É importante que você seja realista em todo o seu planejamento. Embora faça parte do desenvolvimento de qualquer empresa traçar planos audaciosos, é preciso manter os pés no chão para que eles não se tornem um problema.
Crie um cronograma de execução de tudo que foi planejado
Para cada ação que foi planejada é necessário que você defina o período de conclusão e quem serão os responsáveis pela execução. Caso contrário, o cronograma se torna apenas um documento com informações aleatórias.
Criando um plano de ação simplificado
Abordaremos rapidamente o que você precisa colocar no seu planejamento estratégico, para que ele realmente funcione:
- Defina onde quer chegar: com um objetivo claro, é mais fácil para todos se manterem engajados;
- Defina os KPIs: você precisa avaliar rapidamente o que está dando certo e o que não está. Defina indicadores que realmente tenham ligação com os resultados;
- Separe por times: algumas atividades podem ser distribuídas para grupos, assim a conclusão será mais rápida;
- Crie metas diárias: metas diárias ajudam os gestores a acompanharem o desenvolvimento das equipes;
- Avalie e melhore os processos: após finalizar o ciclo de implementação, avalie o desenvolvimento dos processos, remova o que deu errado e potencialize o que trouxe bons resultados.
Com este plano de ação, você será capaz de gerenciar diversos tipos de projetos, de forma sistematizada e sem muitas complicações.
Crie um plano de comunicação e marketing
Não basta você desenvolver o melhor produto ou prestar os melhores serviços, é preciso que as pessoas conheçam a sua marca. Para isso é necessário que sua empresa saiba exatamente quem é o seu público-alvo, assim saberá quais os canais irá utilizar para atingi-lo.
Mantenha um relacionamento próximo com os clientes
Quando você tem que administrar uma pequena empresa, é mais fácil manter uma comunicação mais próxima com os seus clientes. Isso porque a quantidade é menor, e como as redes sociais facilitam a comunicação, 1 ou 2 atendentes conseguem satisfazer a demanda.
O importante é buscar soluções rápidas para os problemas que surgirem. Isso irá aumentar o nível de satisfação dos seus clientes e contribuirá para a reputação da marca.
Fique atento ao fluxo de caixa
O Fluxo de caixa demonstra a saúde financeira da sua empresa, por isso é preciso controlar as entradas e saídas, corretamente. Através dos dados do seu fluxo de caixa, é que o gestor poderá tomar as melhores decisões.
Identifique o problema rapidamente
Se você está com dificuldades em manter o saldo positivo, é através do histórico do seu fluxo de caixa, que você irá identificar onde estão os possíveis problemas.
Você pode estar gastando muito na produção de um determinado produto, o qual não gera o retorno esperado no momento da venda. Neste caso, é preciso rever a sua estratégia de vendas ou reposicionar o seu produto.
Automatize os processos contábeis
A tecnologia vem avançando rapidamente e a gestão de documentos também vem sendo beneficiada. A Consultoria RR pode lhe ajudar na organização dos seus documentos, facilitando o acesso através a área do cliente.
Através do aplicativo ou da área do cliente, a contabilidade visualiza todas as tarefas pendentes da sua empresa, todas as informações ficam disponíveis em um dashboard simplificado e você pode acessá-las pelo seu smartphone.
Sobrevivendo aos 5 primeiros anos
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, aproximadamente 60% das empresas fecham nos 5 primeiros anos. De forma geral, a má administração é o que mais compromete o desenvolvimento da empresa.
Para se manter ativo no mercado, é preciso levar em consideração os fatores externos que atingem diretamente o seu negócio. Mudanças na economia, diminuição do poder de compra e sazonalidade, são os principais problemas.
Se você seguir as nossas orientações relacionadas ao planejamento e execução, reduzirá consideravelmente os problemas da sua empresa.
Com a ajuda de uma assessoria contábil, sua empresa não irá somente sobreviver a esta estatística, como poderá aumentar o faturamento. Tudo é uma questão de planejamento e estratégia.
Precisa de ajuda para administrar a sua empresa? Então entre em contato conosco e saia na frente da concorrência!