O capital social inclui os fundos para todas as despesas a serem pagas antes do lançamento de uma empresa e também aqueles necessários para administrá-la até que se atinja um fluxo de caixa positivo, momento em que as receitas são maiores que as despesas.
Estimar, com precisão, o seu valor é fundamental, já que a falta de capital pode fazer com que o negócio falhe logo em seus estágios iniciais. Com estimativas cuidadosas e baseadas em premissas sólidas, as chances de um déficit de caixa são reduzidas.
A seguir, confira mais a fundo o que é o capital social e como defini-lo para sua empresa. Acompanhe!
O que é o capital social?
O capital social é todo o valor total que pode ser usado para iniciar uma empresa e mantê-la funcionando até gerar lucro. Essas quantias podem ser em dinheiro e bens, como computadores, impressoras, móveis, fundos para contratar serviços de terceiros etc.
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Como definir o capital social para sua empresa?
O mais indicado é que o capital social de um empreendimento seja determinado tendo como base a estimativa dos valores necessários para sua abertura e funcionamento. No entanto, é bastante comum não se chegar a um número exato.
Em casos assim, a indicação é de, no mínimo, R$ 1.500 (quantia válida para as modalidades Empresário Individual e Sociedade Limitada). O valor pode ser alterado posteriormente. Entretanto, a melhor opção é que o empreendedor considere o dinheiro investido por cada sócio, o know-how, a implementação de tecnologias e a carteira de clientes se houver.
Confira, a seguir, algumas dicas para definir o capital social da sua empresa. Acompanhe!
Crie um plano de negócios detalhado
Criar um plano de negócios com previsões é essencial para descobrir quanto você precisará para lançar e administrar seu negócio. Assim, descreva os produtos e serviços que você oferecerá e as estratégias que pretende implantar para apresentá-los ao mercado.
Determine quando cada estratégia será implementada, o cronograma de publicidade e a mídia que você pretende usar. Inclua um orçamento que tenha todos seus custos para lançar o negócio e executá-lo no primeiro ano.
Incluir projeções de receita o ajudará a estimar quanto dinheiro você precisará para decolar seu negócio e operá-lo durante os primeiros meses.
Calcule os custos de desenvolvimento de produto
Consulte seus vendedores ou fornecedores e obtenha estimativas de quais serão esses custos. Elabore estimativas precisas em vez de intervalos amplos.
Prepare um orçamento de marketing. O plano estratégico de marketing fornece informações sobre quais serão suas táticas. Anexe números a essas tarefas com base na consulta com os fornecedores que você selecionou e pesquisando o que outras empresas do seu setor normalmente gastam.
Faça um orçamento pessoal. Preveja o número de funcionários que você precisará para os primeiros três anos. Divida isso por departamento para ter certeza de não negligenciar nenhuma área funcional.
Determine quanto espaço seu empreendimento precisa para as operações (para alocar escritório, produção, armazém etc.), dependendo do tipo de empresa. Peça aos profissionais do setor imobiliário informações sobre a taxa por metro quadrado para o tipo de espaço de que você precisará.
Lembre-se de incluir em sua previsão a locação de equipamentos de escritório, como computador, sistemas telefônicos, internet etc.
Esses custos de desenvolvimento também incluem itens como material de escritório, viagens, seguros e honorários legais e contábeis.
Faça o lançamento separado de despesas
Separe os custos que serão gastos antes do lançamento da empresa daqueles que serão pagos continuamente após.
Conclua uma previsão de receita. Construa modelos financeiros com suposições sobre volume de vendas e preço. Em seguida, gere uma planilha com previsão de receitas, mês a mês, para os primeiros três anos.
Some as despesas previstas para cada um desses meses e calcule quanto tempo levará para a empresa atingir o fluxo de caixa de equilíbrio. Totalize o déficit de caixa para esses meses.
Calcule seu capital inicial total. Some o capital necessário antes do lançamento com aquele para financiar o déficit de caixa. Este é o seu capital inicial total.
É extremamente difícil prever com exatidão a rapidez com a qual as receitas crescerão em um empreendimento inicial. Leve isso em consideração adicionando 10% a 20% ao capital que você acha que precisa. Diminua suas estimativas de renda projetada para lhe dar uma folga também.
Como exposto neste artigo, o capital social é o valor inicial do investimento dos sócios quando a empresa está começando suas atividades. Dessa forma, ao ouvir que uma empresa vale determinada quantia de dinheiro, saiba que parte desse valor inclui diretamente o capital social.
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