Reduzir custos: como cortar despesas na sua empresa?

Aprender a reduzir custos é essencial para a saúde financeira do negócio

Toda empresa busca saber como reduzir custos para poder aumentar a sua margem de lucro e ganhar espaço no mercado. Afinal, quanto mais eficiente for um negócio e menor for o seu ponto de equilíbrio, maiores as suas chances de manter a competitividade em alta.

Por isso, é essencial conseguir pensar em maneiras de reduzir custos e operar de forma mais enxuta, com maior margem de lucro.

Quer ver algumas sugestões para diminuir os gastos com a sua empresa? Siga a leitura abaixo!

Faça uma análise de planejamento para reduzir custos

Para aprender como diminuir gastos, é importante saber onde estão os maiores custos da empresa e como reduzi-los de maneira consistente. Afinal, uma operação austera não é algo que se cria do dia para noite, mas sim um estilo de gerenciamento em longo prazo.

Portanto, comece a sua tarefa de gerenciamento colocando no papel todos os gastos que a sua empresa tem e classificando-os entre essenciais e não essenciais.

Aos poucos, pesquise por medidas que possam reduzir os custos e tornar o seu negócio mais competitivo. Faça projeções e elabore um calendário de ações para ter melhores resultados.

Suponha que uma ação que gera economia de 20% na energia elétrica resulta em cerca de R$1.500,00 para a sua empresa todos os meses. No fim de um ano, esse valor chega a R$18.000,00 e você pode investir em uma nova máquina, que tornará a sua produção 5% mais barata. 

Como uma coisa leva à outra, veja quais são as ações que podem ser feitas primeiro para que todas sejam viabilizadas.

Opte por uma estratégia de sustentabilidade

Um pouco antes, demos o exemplo de uma economia de energia elétrica. Normalmente, quando falamos de cortar custos, muitas empresas compreendem apenas demitir funcionários ou negociar contratos de longo prazo com fornecedores. Essas dicas são interessantes, sem dúvida, mas existe muito mais que pode ser feito.

Por exemplo, o investimento em energia solar é alto em um primeiro momento, mas gera uma sustentabilidade muito maior para a sua empresa. Além de ser um excelente elemento de marketing a ser explorado, ainda torna o custo de produção da sua empresa muito menor.

Outro exemplo está na redução da produção de lixo da sua empresa. Muitos negócios, especialmente no setor administrativo, compram copos de plástico para tomar café ou água. No entanto, além de produzir lixo, esse tipo de ação é custosa. Um investimento em canecas de cerâmica para os funcionários torna a empresa mais sustentável e econômica.

Por fim, vale a pena estudar a possibilidade de reaproveitar os resíduos de produção para gerar mais faturamento. Muitas vezes, os resíduos não são aproveitados e podem ser vendidos para empresas menores ou de outros segmentos por um custo que torne a operação mais sustentável.

Estude a possibilidade de novos modelos de trabalho

Uma forma de reduzir os custos da empresa é estudar novas formas e regimes de trabalho com os funcionários. O home office, por exemplo, é uma excelente alternativa.

Para se ter uma ideia, cerca de 8 em cada 10 gestores aprovaram a implementação do home office após a pandemia. Além do modelo manter a produtividade dos funcionários, ainda ajuda a reduzir custos da empresa.

Afinal, a companhia não precisará pagar vale-transporte e reduzirá consideravelmente o número de horas extras ou de energia elétrica com a medida.

Invista em tecnologia para ter ações mais eficientes

Uma das regras do mercado é que a aplicação de tecnologias ajuda a reduzir custos e tornar uma empresa mais eficiente e competitiva. Por isso, vale a pena estudar modelos novos de tecnologias e como aplicá-los no seu negócio.

O armazenamento de documentos digitais em nuvem, por exemplo, reduz consideravelmente o gasto com papel ou armazenamento físico. Enquanto isso, máquinas mais modernas produzem mais em menos tempo, o que também reduz os seus gastos.

Terceirize parte dos seus serviços administrativos

O setor administrativo de uma empresa é uma das suas principais fontes de gastos. A pior parte, no entanto, é que esses custos não se convertem em faturamento depois, já que o segmento administrativo existe para manter a companhia em funcionamento.

Por causa disso, é comum pensar em maneiras de reduzir os gastos com serviços administrativos, já que eles podem consumir muitos recursos da empresa.

Além do salário dos funcionários, os direitos trabalhistas e outros benefícios, ainda existem custos de manutenção do espaço, energia elétrica, insumos e muito mais.

Portanto, vale a pena estudar a possibilidade de terceirizar pelo menos parte desses serviços administrativos. Dessa forma sua empresa passa a ter menos gastos, uma vez que a terceirização é naturalmente mais barata do que a internalização dos trabalhos.

Seguindo as nossas dicas, você conseguirá reduzir custos na sua empresa de maneira sustentável, sem prejudicar a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Se você se interessou pela possibilidade de reduzir custos do seu negócio ao terceirizar o seu setor administrativo, baixe agora mesmo o nosso ebook sobre BPO Financeiro. O conteúdo gratuito ensinará tudo que você precisa saber sobre essa opção!

Deixe seu comentário

WhatsApp chat