Quais as vantagens de manter a contabilidade atualizada?

Não é toda empresa que mantém a sua contabilidade atualizada. Na verdade, uma ínfima parte das pessoas jurídicas no Brasil cuidam em tempo real da sua vida contábil.

O resultado disso é que as empresas ficam com as finanças desorganizadas e com perspectivas de crescimento ameaçadas, ou seja, ninguém realmente “cresce” e todos trabalham para, simplesmente, pagar as contas.

Para poder crescer, especialmente de maneira sustentável e sem o famoso voo de galinha, o empresário precisa de planejamento e organização para criar as condições propícias ao crescimento. E isso se obtém com a contabilidade atualizada.

Ficou interessado? Então siga a leitura deste artigo até o fim para conferir as vantagens de atualizar sua contabilidade!

A contabilidade atualizada deixa sua empresa dentro da lei

Conforme uma empresa cresce, ela passa a encarar desafios que antes não existiam. Por exemplo, ela recebe ofertas de investidores e pode ganhar sócios.

Esses sócios, por sua vez, contam com algumas garantias jurídicas. Uma delas, por exemplo, é a de pedir a prestação de contas atualizada da empresa. Esse direito é garantido pelo Novo Código Civil Brasileiro, no artigo 1020.

Se a contabilidade não estiver atualizada, o administrador principal pode ficar em uma situação complicada para apresentar as contas aos sócios e pode até mesmo perder o emprego.

Mesmo empresas menores, sem múltiplos sócios, precisam ter garantias jurídicas que só são possíveis com a contabilidade atualizada.

Em casos de contestações trabalhistas, por exemplo, a empresa precisa ter as contas em dia, incluindo a folha de pagamentos e respectivos registros, para se precaver de futuros problemas.

Suas finanças ficam mais organizadas

Antes de pensar em crescer, uma empresa precisa ter os seus livros financeiros em ordem. Só assim é possível alcançar o tipo de desenvolvimento sustentável que não oferece riscos para a companhia no futuro.

Os benefícios de ter as finanças organizadas são muitos. Com tudo em ordem é possível, por exemplo,  prever com certo grau de certeza se a empresa está vendendo o suficiente para pagar suas contas do trimestre ou do semestre.

Além disso, as finanças organizadas dão mais segurança ao administrador, que saberá que os valores da empresa não estão vazando ou sendo desperdiçados em algum lugar dentro da estrutura hierárquica da companhia.

As linhas de crédito ficam acessíveis para a sua empresa

Além de se proteger contra multas ou complicações, a contabilidade em dia ajuda no crescimento da empresa ao garantir acesso à linhas de crédito com taxas menores.

Existem alguns bancos de fomento ao desenvolvimento no Brasil (o mais famoso deles é o BNDES), além de bancos privados e investidores-anjo que podem oferecer linhas de crédito ou recursos para sua empresa.

Para que isso aconteça, entretanto, é preciso ter as contas em dia para mostrar a lucratividade e potencial de crescimento da empresa.

Sem isso, pode até ser que a empresa consiga o crédito, mas o risco é maior e, por consequência, os juros também são.

É possível acompanhar, em tempo real, suas finanças

Muitos empresários costumam dizer que comandar uma empresa é como pilotar um avião sem enxergar nada do lado de fora. O administrador olha para os livros do passado e propõe ações no presente para afetar o posicionamento da companhia no futuro.

Entretanto, as coisas não precisam ser assim. É possível pilotar a sua empresa com base em dados atualizados em tempo real, o que permite um controle muito melhor da companhia.

Com a contabilidade atualizada, o administrador poderá saber quais as movimentações financeiras da sua empresa hoje, e não no fim do mês, quando serão emitidos os relatórios. Assim, ele saberá com antecedência se pode ou não investir em um novo equipamento, por exemplo.

Ao mesmo tempo, o administrador será alertado também em tempo real caso a empresa comece a registrar resultados negativos. Dessa forma, ele não perderá tempo em propor soluções para minimizar os danos e deixar a empresa mais saudável financeiramente.

Facilita o planejamento tributário da sua empresa

O planejamento tributário é parte essencial dos resultados financeiros de uma empresa. Se bem feito, ele pode ajudar na redução dos custos da companhia, encontrar incentivos e subsídios e criar as condições perfeitas para que a companhia possa lucrar mais.

Para que o planejamento tributário seja bem montado e executado, todavia, ele precisa de duas coisas essenciais. A primeira delas é visão estratégica para identificar as melhores oportunidades para a empresa.

A  segunda é acesso a dados atualizados que reflitam a situação financeira da companhia. Afinal, quanto mais dados, melhor será as condições de planejamento.

Além disso, com a contabilidade atualizada, será possível acompanhar em tempo real se o plano estabelecido está sendo bem executado e a empresa caminha em direção aos resultados pretendidos, ou se será necessária alguma correção de rota.

Dessa forma, a probabilidade de o planejamento tributário dar certo é muito maior, pois o administrador tem as ferramentas necessárias para fazer ajustes assim que necessários.

A contabilidade atualizada é uma necessidade para as empresas que querem crescer de maneira realmente sustentável, galgando cada degrau do caminho, sem pular etapas e nem comprometer sua estabilidade.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e marque os amigos e colegas de trabalho para que eles trabalhem juntos com você, a fim de colocarem as contas da empresa em ordem!

Deixe seu comentário