Empreender em São Paulo: o que você precisa saber sobre o assunto

Aprenda tudo que você precisa para empreender em São Paulo

Empreender em São Paulo é o sonho de muita gente, mas é também um enorme desafio. Afinal, a capital paulista é a cidade mais populosa do Brasil e também a de maior PIB, o que só gera muita concorrência, mas também muita colaboração.

Uma cidade de extremos, São Paulo apresenta um cenário muito fértil para quem quer empreender. Não é à toa, por exemplo, que é a cidade líder no Índice de Cidades Empreendedoras, que analisa 55 indicadores diferentes das principais cidades do país.

Sabendo disso, será que você tem o que é preciso para empreender em São Paulo? E, se tem, será que sabe como avançar nesse sonho e abrir sua empresa na cidade em 2020? Então, siga a leitura para descobrir a resposta para essas perguntas!

Por que empreender em São Paulo?

Empreender em São Paulo é um desafio enorme para os empreendedores, mas é também uma oportunidade incrível para tirar o seu negócio do papel e transformá-lo em realidade. Isso porque, apesar de ter uma concorrência acirrada, São Paulo tem todas as condições materiais para a sua empresa dar certo.

A capital paulista é a cidade mais populosa do Brasil, com cerca de 12 milhões de habitantes, com mais 9 milhões na sua região metropolitana (o que dá mais gente do que a Bolívia, o Paraguai e o Uruguai juntos).

Isso garante o material humano necessário para empreender em praticamente qualquer área da economia brasileira, pois é fato que haverá mão de obra especializada disponível na região para a empresa. Além disso, também garante um bom público para quem quer empreender no âmbito local.

Sendo a 10ª cidade mais rica do planeta (PIB de R$ 687 bilhões em 2016), São Paulo é a sede de 63% de todos os grupos internacionais que estão no Brasil, além de sediar a segunda maior Bolsa de Valores do mundo em termos de valor de mercado, ou seja, não só há mercado interno para ser cliente e mão de obra para produzir, como também há um centro financeiro potente, pronto para investir na sua ideia e torná-la realidade.

Com todas essas condições materiais e uma legislação municipal mais amigável ao empreendedorismo, a cidade de São Paulo é uma das melhores do Hemisfério Sul para quem quer empreender. 

Ao mesmo tempo, ela é muito concorrida, o que faz com que seja necessário ter a sua operação otimizada para conseguir sobreviver na selva de pedra paulistana. Mas como conseguir isso? Vejamos a seguir!

Qual é o melhor lugar de São Paulo para empreender?

Uma das grandes vantagens de empreender em São Paulo é que existem muitas localizações muito valiosas para os empreendedores. Praticamente cada bairro da cidade oferece muitas oportunidades.

Por exemplo, o distrito do Brás conta com um comércio de preços competitivos e alto volume de produção por causa das fábricas locais. Quem empreender por perto, sabe que terá um bom fluxo de produtos disponíveis para crescer.

Já a Vila Madalena é conhecida por seu aspecto cultural e por uma intensa atividade noturna, o que a faz ser um cenário perfeito para empreender com restaurantes, bares ou danceterias.

Para quem quer abrir uma startup, o melhor é empreender na Vila Olímpia, centro financeiro da capital, com a sede das principais corretoras de investimentos.

Existe uma excelente ferramenta desenvolvida pelo Sebrae para saber exatamente em qual bairro abrir a sua empresa em São Paulo. Ela se chama Mapa dos Negócios e está disponível gratuitamente no site da instituição.

O que é necessário para empreender em São Paulo?

Como pode perceber, existem condições materiais muito positivas para empreender em São Paulo. No entanto, para se manter em ação na cidade, é necessário ter algo mais do que apenas boas condições.

É preciso ter o conhecimento e a expertise necessários para suprir as áreas que você não sabe como resolver, mas que necessitam de soluções.

Por exemplo, suponha que você seja um excelente programador que criou um ótimo software e quer empreender em São Paulo. Tudo isso é ótimo. No entanto, você entende de contabilidade?

Quando chegar a hora de declarar os investimentos recebidos, como você vai fazer? E para lidar com a folha de pagamento? Isso sem falar na DIRF, no regime tributário ideal para o seu negócio e tantos outros compromissos.

Por essa razão, é importante contratar uma consultoria de contabilidade em São Paulo, que possa ajudar o seu negócio a decolar e apresentar aqueles resultados que você sempre sonhou.

É por isso que faz toda a diferença ter o apoio de uma equipe profissional para fazer o que você, sozinho, não consegue.

Afinal, competência para empreender você já tem. Só falta aquela mãozinha para ajudar nos assuntos mais difíceis.

Se você quer empreender em São Paulo, mas não tem o apoio contábil necessário para isso, entre em contato com a nossa empresa e saiba como a nossa equipe de contadores está preparada para ajudar a tornar o seu sonho em realidade!

Deixe seu comentário