Contabilidade Digital: 5 razões para contratar um escritório desse tipo

Imagem simboliza a Contabilidade Digital

Os dias em que um contador era um profissional puramente operacional, que cuidava da parte “chata” de uma empresa, já acabaram. Hoje em dia, o papel desse profissional aumentou muito e ganhou contornos estratégicos, muito por causa da criação da Contabilidade Digital, uma maneira diferente de trabalhar as demandas contábeis de um negócio, seja qual for o seu porte.

Atualmente, as empresas brasileiras gastam cerca de 2.000 horas, em média, para lidar com as suas demandas tributárias. Para colocar essa informação em contexto, 2.000 horas são o equivalente a quase 84 dias de 24 horas. Se contarmos apenas 8 horas de trabalho diárias, são 250 dias. Ou seja: para lidar com a carga tributária de um negócio, seria necessário ter um profissional dedicado exclusivamente a essa função durante praticamente o ano todo (considerando 22 dias úteis por mês).

Por isso, há muita necessidade de pensar as demandas contábeis de maneira mais dinâmica, inserir tecnologia nisso e tornar o processo todo mais eficiente. O resultado disso é a Contabilidade Digital. Quer saber mais sobre ela e entender como ela pode ajudar a sua empresa a crescer? Então siga a leitura abaixo!

O que é Contabilidade Digital?

A Contabilidade Digital é uma nova maneira de trabalhar as demandas contábeis de uma empresa. O seu grande diferencial é a inserção de tecnologias inovadoras e disruptivas para tornar esse processo mais dinâmico e eficiente. Entre as principais tecnologias inseridas estão a automação, Machine Learning e o uso de algoritmos que simulam Inteligência Artificial.

Com essas ferramentas, as tarefas contábeis passam a ser feitas de maneira muito mais ágil, eficaz e com maior nível de segurança. Além de ser tudo completamente digitalizado, o que é mais econômico também.

Contabilidade Digital x Contabilidade Online

É possível que você já conheça o serviço de Contabilidade Online e, por causa da semelhança de termos, ache que a Contabilidade Digital seja a mesma coisa. No entanto, são dois conceitos diferentes.

A Contabilidade Online é aquela que é feita pela internet. Basicamente, ela é exatamente igual a Contabilidade Tradicional, com a única diferença sendo a comunicação entre contador e cliente feita de forma online. Já a Digital só existe mesmo com a inserção de novas tecnologias na sua operação.

Um exemplo simples que explica a questão:

Suponha que sua empresa contratou um contador pela internet. Ele entrega todos os documentos e relatórios por e-mail. No entanto, o fato da comunicação ser online, não garante que ele use ferramentas digitais na hora de lidar com as tarefas. Ele pode até fazer tudo no papel, desde que envie por e-mail depois.

Já na Contabilidade Digital, as próprias ferramentas de trabalho são as tecnologias digitais inovadoras. Não dá para fazer o serviço de outra forma que não essa.

5 razões para contratar um escritório do tipo

1. Mais eficiência nas tarefas

Um dos principais benefícios dessa nova forma de ver a Contabilidade é a maior eficiência nas tarefas contábeis. Com o uso de tecnologias como a automação e o Machine Learning, demandas repetitivas podem ser feitas com poucos cliques, o que poupa tempo e, claro, dinheiro para todos os envolvidos.

2. Menos erros

Por melhor que seja um contador e por mais profissional que seja seu trabalho, pequenos erros podem acontecer. Mas eles não ocorrem quando máquinas assumem essas tarefas. A redução de erros significa, também, menos multas, juros e outras perdas financeiras.

3. Melhor gestão de documentos

Como a Contabilidade Digital só existe em ambiente informático, todos os documentos da empresa são digitalizados. Além disso permitir que todo o trabalho seja compatível com o uso de softwares de gestão na empresa, o custo de armazenamento de relatórios é muito menor quando os documentos são todos digitais.

Por fim, como são todos armazenados em nuvem, eles estão acessíveis em qualquer momento e de qualquer dispositivo. É tudo muito mais fácil!

4. Uso estratégico da contabilidade

A digitalização da Contabilidade dá ao contador um papel mais estratégico. Ele passa a ser mais consultor do que só operacional. O uso de ferramentas de análise de dados, automação, IA e Machine Learning torna seus insights, relatórios e conteúdos mais importantes na tomada de decisões dos gestores.

5. Mais segurança nos processos

Por fim, a digitalização das demandas contábeis torna os processos mais seguros, já que são todos criptografados seguidas vezes. Além disso, todos os softwares criam logs de registro para que se confira todas as ações realizadas. Isso traz mais segurança e proteção a todos.

Pronto! Agora que você já viu essas 5 razões para contratar um escritório de Contabilidade Digital, provavelmente se convenceu de que essa ferramenta é o que você precisa para fazer o seu negócio crescer. Afinal, com a parte contábil mais organizada, ficará muito mais fácil ter tempo e dedicação para focar naquilo que realmente importa para a sua empresa, não é mesmo?

Se você já tem um escritório de contabilidade (que não é digital) e quer trocar por um mais moderno, mas não sabe como, faça o download do nosso ebook gratuito 09 Fatores para Serem Analisados na Hora de Trocar de Contabilidade e aprenda como fazer a alteração. É só clicar e baixar!

Deixe seu comentário

WhatsApp chat