https://www.consultoriarr.com.br
RR SoluçõesRR Soluções
  • Home
  • Áreas de Atuação
    • Abertura de Empresas
    • BPO Financeiro
    • Contabilidade
  • Segmentos
    • Comércio
      • Contabilidade Digital para E-Commerce
      • Contabilidade Digital para Lojas e Franquias
      • Contabilidade Digital para Pet Shop
      • Contabilidade Digital para Restaurante e Cafés
      • Contabilidade Digital para Dropshipping
    • Contabilidade Digital para Lucro Real
    • Contabilidade para prestadores de serviços
      • Contabilidade Digital para Afiliados
      • Contabilidade Digital para Representantes Comerciais
      • Contabilidade Digital para Engenheiros
      • Contabilidade Digital para Agência de Marketing
      • Contabilidade Digital para Advogados
      • Contabilidade Digital para Arquitetos
      • Contabilidade Digital para Empresas de TI
      • Contabilidade Digital para Corretor de Seguros
      • Contabilidade Digital para Infoprodutores
      • Contabilidade Digital para Produtores de Eventos PJ
      • Contabilidade Digital para Veterinários
      • Contabilidade Digital para Serviços Digitais
      • Contabilidade Digital para Salão de Beleza e Cabeleireiros
    • Contabilidade para Saúde e Bem Estar
      • Contabilidade Digital para Academias e Studios de Pilates
      • Contabilidade Digital para Clínicas de Estéticas
      • Contabilidade Digital para Dentistas
      • Contabilidade Digital para Fisioterapeutas
      • Contabilidade Digital para Médicos
      • Contabilidade Digital para Psicólogos
  • Planos
  • E-books
  • Blog
  • Contato
  • Área do Cliente

Como aprimorar o controle de estoque da sua empresa?

como aprimorar o controle de estoque
  • Contabilidade para Comércio
  • comércio, contabilidade online
  • 26 de outubro de 2022
  • Nenhum comentário

Quer saber como aprimorar o controle de estoque do seu e-commerce ou loja física? Então confira as principais dicas para melhorar a gestão de seus produtos!

Uma boa gestão do estoque é fundamental para organizações que trabalham com itens que precisam ser armazenados antes de seguir caminho para o cliente final. 

A otimização deste processo deve manter a quantidade ideal de produtos para atender à demanda, manter os custos de logística baixos e evitar eventuais problemas de excesso de mercadorias ou atrasos nos pedidos.

Melhorar o controle de estoque é uma prática com estratégias recomendadas que garantem eficiência por meio de ferramentas, tecnologia, processos e técnicas específicas, como a previsão de demandas e a otimização do armazenamento.

Continue a leitura para ver a importâncias, vantagens e melhores formas de como aprimorar o controle de estoque!

O que você vai aprender nesse conteúdo:

Toggle
  • Por que é importante aprimorar o controle de estoque?
    • 1. Reduz custos operacionais
    • 2. Aumenta a satisfação do cliente
    • 3. Evita o excesso de estoque
  • Como aprimorar controle de estoque?
    • 1. Faça uma previsão de demanda
    • 2. Tenha um estoque de segurança
    • 3. Implemente o ponto de pedido
    • 4. Faça auditorias de estoques
    • 5. Use ferramentas de gestão de estoque

Por que é importante aprimorar o controle de estoque?

Graças à crescente popularidade dos varejos online, principalmente em meio à pandemia, foi possível notar uma grande demanda por recursos e tecnologias que ajudam a planejar melhor o controle de estoque.

Veja a seguir três principais vantagens de melhorar o controle de estoque para o planejamento e crescimento da sua empresa no futuro!

1. Reduz custos operacionais

Os custos de armazenamento e gestão de estoque se referem a todas as despesas associadas à forma como você controla as suas mercadorias e produtos.

Ou seja, se a sua empresa tiver um fluxo de estoque ruim, o controle de estoque pode ajudar a identificar quais itens têm baixa movimentação ou saídas rápidas (mais vendas).

Entre os principais custos que podem ser reduzidos com um bom controle de estoque, estão:

  • custo de capital;
  • custo de risco;
  • custo de serviços;
  • custo de armazenagem.

 

2. Aumenta a satisfação do cliente

Não importa o produto que você vende ou os tipos de estoque que mantém, a satisfação do seu cliente deve ser o seu principal objetivo. Nesse caso, a entrega rápida é o que pode fazer a diferença.

É tentador querer estocar além do que precisa e, inclusive, vamos falar sobre a quantidade ideal para ter essa segurança. Mas é preciso encontrar maneiras de aprimorar o controle do estoque, ficar atento sobre a quantidade de cada item e onde armazená-los para saídas mais rápidas.

3. Evita o excesso de estoque

Sem saber como melhorar o controle de estoque, muitas vezes você se depara com o excesso de produtos que levam a gastos mais altos no final das contas apenas para mantê-los no armazém.

Ou, pior ainda, quando se torna um estoque obsoleto ou “morto”. Ou seja, itens que não podem ser vendidos devido à sazonalidade, com data de validade ou diminuição da demanda ao longo do tempo.

Então, como melhorar a gestão de estoque e obter todos os benefícios?

Como aprimorar controle de estoque?

1. Faça uma previsão de demanda

A previsão de demanda é o processo de usar o histórico de entradas e saídas para estimar a demanda futura de seus produtos. Ela ajuda você a tomar decisões mais informadas para prever as vendas totais e a receita em determinado período.

Claro, a previsão de demanda nunca será 100% exata, mas pode reduzir de maneira significante os riscos de falta ou excesso de estoque.

Para prever a demanda, verifique os dados mais importantes, como os históricos de pedidos que fornecem informações sobre as tendências de vendas. 

Aliás, a previsão de estoque também pode ajudar na tomada de decisões em relação a quando realizar vendas sazonais, contratar mais funcionários ou alugar mais espaço de armazenamento.

2. Tenha um estoque de segurança

O que fazer quando há um problema de última hora com um fornecedor ou um aumento inesperado na demanda?

O estoque de segurança, também conhecido como estoque mínimo, é uma forma de como aprimorar o controle de estoque. 

São os itens que você pode manter em caso de emergência ou falha na cadeia de suprimentos, garantindo que o seu negócio não fique com o armazenamento zerado.

Você pode calcular o estoque de segurança por meio de um simples cálculo. Em geral, a fórmula é:

  • ES (estoque de segurança) = MV (média de vendas diárias) x T (lead time, tempo de entrega do produto).

Agora, imagine que você vende livros. Calcule a média de saída, que pode ser 120 unidades por dia, por exemplo. Em média, o fornecedor demora 3 dias para entregar um novo pedido. Sendo assim, o seu estoque de segurança seria:

  • ES = 120 x 3. 

Ou seja, o Estoque de Segurança é igual a 360 unidades.

No entanto, é importante ressaltar que a conta varia conforme a sua necessidade e as características da sua mercadoria. Por exemplo, se você trabalha com produtos alimentícios, é preciso se atentar ao tempo de validade.

3. Implemente o ponto de pedido

Saber a quantidade de estoque mínimo (incluindo o de segurança) é importante, mas você também precisa determinar os momentos ideais para reabastecer com novos pedidos.

O ponto de pedido ou reorder point (RoP, sigla em inglês) deve levar em consideração duas questões: quando fazer um novo pedido? Quanto pedir de cada produto?

Para calcular os pontos de pedido, você pode usar a seguinte fórmula:

  • Ponto de Pedido (PP) = estoque de segurança + (consumo médio x lead time ou prazo de entrega do fornecedor).

Neste caso, vamos usar o exemplo que citamos mais acima: sua empresa tem uma demanda de 120 unidades e o lead time do fornecedor é de 3 dias. Então, o estoque de segurança dessa referência foi estabelecido em 360 unidades. 

O cálculo do ponto de pedido ficaria assim:

  • Ponto de pedido (PP) = 360 + (120 x 3) = 720 unidades.

Isto é, sua empresa deve adquirir um novo estoque quando o armazém estiver com 720 unidades. Assim, a demanda está garantida pelo tempo que o fornecedor precisa para enviar novos itens.

Lembre-se que, embora a fórmula seja simples, manter o controle sobre quando fazer novos pedidos para cada produto pode ser demorado e desafiador.

4. Faça auditorias de estoques

A auditoria de estoque funciona como uma análise de documentos, registros, notas fiscais e verificação de dados para confirmar o controle do patrimônio.  A própria empresa pode solicitar uma auditoria interna para conhecer o seu nível do controle de qualidade do estoque.

As auditorias são partes fundamentais de como fazer uma boa gestão de estoque e fazer o processo regularmente com os procedimentos adequados ajuda a rastrear o estoque com eficiência.

Não só isso, os custos operacionais que envolvem o estoque (equipes, armazenamento, avarias etc.) devem ser monitorados de perto e calculados para garantir que não haja grandes discrepâncias.

5. Use ferramentas de gestão de estoque

A tecnologia é a maior aliada de negócios que precisam fazer e aprimorar o controle de estoque. Com a ferramenta certa para gestão de estoque, é possível elaborar inventários, facilitar as análises de desempenho de cada item e gerenciar as informações relacionadas a aquisição e vendas.

Um exemplo é o ERP (Enterprise Resource Planning), ferramenta que além de fazer o controle de estoque, permite administrar as tarefas financeiras, fluxos de trabalho e elementos das empresas modernas.

Outra opção é um SRM (Supplier Relationship Management), Gestão de Relacionamento com Fornecedores, um sistema capaz de administrar a relação com os parceiros de forma detalhada e eficiente.

Já com uma ferramenta de gestão de notas fiscais, como a NFE.io, você consegue ficar de olho nas entradas e saídas de estoque, inclusive garantindo o cálculo dos impostos e a emissão automática das notas!

Por fim, você também pode apostar em uma planilha de controle de notas fiscais para manter controle do seu estoque. 

Seus informações podem rastrear o nome do cliente (pessoa física ou jurídica), descrição da mercadoria, unidade utilizada (kgs, caixas, litros), quantidade entregue, entre outros. Mas, claro, um software de controle e emissão de notas fiscais torna todo esse processo bem mais fácil e eficiente.

Este artigo foi escrito pelo autor convidado Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFE.io, que oferece uma API para emitir e gerenciar notas fiscais automaticamente. A NFE.io é um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas repetitivas, contribuindo para que você ganhe tempo e diminua gastos.

Compartilhe:
  • Compartilhe
  • Twitter
  • Compartilhe
  • Compartilhe
  • Pin
comércio contabilidade online
5 benefícios de fazer a revisão tributária do seu e-commerce
Anterior 5 benefícios de fazer a revisão tributária do seu e-commerce
BPO financeiro: por onde começar a implantar esse serviço?
Próximo BPO financeiro: por onde começar a implantar esse serviço?

Renato de Paiva Ramos

RENATO DE PAIVA RAMOSFundador e CEO da RR Soluções desde 2012 - https://www.consultoriarr.com.br/Fundador e CEO R2 Negócios Digitais - https://r2contabilnegociosdigitais.com.br/Sócio do maior ecossistema de escritórios de contabilidade. Combinando expertise contábil e inovação, ajudando empreendedores.Mentor e Palestrante na RR EducaçãoSócio na RR HUB - Ecosistema de Produtos e Serviços para o Enpreendedor+ 650 CNPJs atendidos + de 1500 CNPJ abertos em todo o Brasil

    Deixe seu comentário Cancelar Comentário

    Posts Recentes

    • Desenvolvedor pode abrir CNPJ? Descubra os riscos de não se formalizar!
    • Como abrir um CNPJ para Desenvolvedor
    • Guia completo de Contabilidade para Representante Comercial 

    Categorias

    • BPO Financeiro (30)
    • Comunicado (3)
    • Contabilidade Digital (378)
    • Contabilidade para Academias (33)
    • Contabilidade para Advogado (60)
    • Contabilidade para Afiliados (41)
    • Contabilidade para Agência de Lançamento (19)
    • Contabilidade para Agências de Marketing (49)
    • Contabilidade para Arquitetos (66)
    • Contabilidade para Bares (12)
    • Contabilidade para Clínica de Estética (28)
    • Contabilidade para Comércio (24)
    • Contabilidade para Corretora de Seguros (46)
    • Contabilidade para Corretoras de Seguros (17)
    • Contabilidade para Dentista (38)
    • Contabilidade para Desenvolvedor (20)
    • Contabilidade para Desenvolvedores (51)
    • Contabilidade para Dropshipping (20)
    • Contabilidade para E-commerces (43)
    • Contabilidade para Engenheiros (36)
    • Contabilidade para Fisioterapia (38)
    • Contabilidade para Gestor de Tràfego (25)
    • Contabilidade para Influencer Digital (28)
    • Contabilidade para Infoprodutores (54)
    • Contabilidade para Lojas e Franquias (14)
    • Contabilidade para Médicos (47)
    • Contabilidade para Negócios Digitais (17)
    • Contabilidade para Nutricionista (32)
    • Contabilidade para PETSHOP (21)
    • Contabilidade para Produtor de Eventos (16)
    • Contabilidade para Programadores (28)
    • Contabilidade para Psicólogos (36)
    • Contabilidade para Representante Comercial (35)
    • Contabilidade para Restaurantes (23)
    • Contabilidade para Salão de Beleza (69)
    • Contabilidade para Startups (18)
    • Contabilidade para Studio de Pilates (23)
    • Contabilidade para TI (27)
    • Contabilidade para Veterinário (54)
    • Divórcio (1)
    • Empreendedorismo (15)
    • IRPF – IMPOSTO DE RENDA PESSOA FISICA (3)
    • MEI (13)
    • Notícias (5)
    • PIX (1)
    • Produtor de Eventos (1)
    • Receita Federal (1)
    • Relatório Financeiro (1)
    • Score CNPJ (2)
    • Sem categoria (39)
    • Simples Nacional (2)
    • Sistema de cobrança automatizado (1)
    • Trabalhadores (1)

    Meta

    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org

    Atuamos no mercado auxiliando empresas nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e tributária. Por meio da dedicação e do comprometimento da nossa equipe, você dispõe de uma linha completa de serviços que facilitam a sua administração financeira.

    • Facebook
    • Linkedin
    • Instagram

    Serviços

    • Contábil e Fiscal
    • Abertura de Empresas
    • Trabalhista e Folha de Pagamento
    • Planejamento Financeiro
      Unidade Morumbi - SP
    Rua dos Três Irmãos, 62
    Cj. 206 - Morumbi
    São Paulo - SP - CEP: 05615-190
     (11) 4113-2374
      Unidade Varginha - MG
    Av Rio Branco, 371
    Sala 702 - Centro
    Varginha - MG - CEP: 37002-010
     (35) 3221-7041

     contato@consultoriarr.com.br

    CRC/SP 030369
    CRC/MG 013755

    Desenvolvido por Inside Digital

    Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

    Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa política de privacidade.AceitarPolítica de Privacidade