Youtuber precisa declarar Imposto de Renda?

Um Youtuber, é uma pessoa que ganha dinheiro postando vídeos na internet, e normalmente utiliza suas contas pessoais para compartilhar o que pensa. 

Atuam de forma livre, muitos sem se vincular a empresa nenhuma e criam um público que se identifica com o conteúdo postado por eles. 

Muitos youtubers começaram a ter uma renda expressiva devido ao número de seguidores e curtidas e é nessa hora que é preciso separar o prazer de fazer o que se ama com as obrigações fiscais e tributárias e pensar no tão temido Imposto de Renda. 

Se você trabalha com isso, veio ao lugar certo! 

No artigo de hoje trouxemos dicas importantes sobre como declarar o seu Imposto de Renda, e outros detalhes que todo Youtuber precisa saber.

Confira abaixo e boa leitura! 

Quem precisa fazer a declaração de IRPF?

Não basta ter uma conta ativa no YouTube ou em outra rede social para ser um Youtuber ou influencer. 

Para que essa seja sua profissão, é preciso que você ganhe dinheiro com ela e dedique boa parte do seu tempo a isso. 

Se é esse o seu caso, você pode ser considerado profissional da internet, e não tem nenhum vínculo empregatício, nem com as plataformas onde atua. Ou seja, um Youtuber não é um funcionário do YouTube, e sim uma pessoa autônoma que atua por conta própria e ganha dinheiro com publicidade, anúncio e até mesmo com venda dos seus produtos. 

Como qualquer outra empresa, você passa a ter obrigações fiscais, a partir do momento que o dinheiro entra na sua conta. 

A declaração precisa ser feita após uma certa quantidade e você precisa explicar de onde ele vem. Nesse momento você passa a ser um profissional da internet e não apenas um usuário comum. 

O dinheiro que você recebe como Youtuber deve ir para o Imposto de Renda?

A regra para declarar imposto de renda pessoa física é a mesma como para qualquer outra pessoa física. Você deve declarar o imposto a partir do momento em que seus rendimentos forem maiores do que o limite estipulado naquele ano pela Receita Federal. 

Quem tiver rendimentos acima deste valor citado, terá que declarar o Imposto de Renda, mesmo que não tenha emprego fixo e não tenha empresa aberta. 

Tudo isso deve ser levado a sério e à risca, porque a Receita Federal cruza os dados e pode te cobrar multas retroativas caso você deixe de declarar o imposto de renda. 

As consequências são graves, como:

  •  O CPF fica suspenso na receita federal e você pode ter problemas para tirar o passaporte ou prestar concurso público;
  •  Você perde acesso ao crédito pois débitos com a Receita Federal geram restrições. Além disso, se precisar financiar algum bem, o débito com a Receita Federal irá te impedir de fazer isso. 

Portanto, você deve declarar seus rendimentos como Youtuber assim que ele ultrapassar o limite estipulado pelo fisco. 

Não tente sonegar o imposto nem burlar o sistema. Se você nunca declarou IR procure um contador especializado em negócios digitais para que ele lhe auxilie no processo e possa te ajudar a separar tudo o que você precisa para comprovar os rendimentos. Como nós, da RR Soluções! Clique no botão para saber mais!

Além do Imposto de Renda, fique em dia com o fisco 

Como Youtuber, você tem mais obrigações do que apenas declarar e pagar o Imposto de Renda. 

É preciso formalizar o seu negócio. A Receita Federal tem dados da sua movimentação financeira, cartão de crédito e até de quem você pode contratar para te ajudar. 

E se você faz isso significa que você é uma empresa, mesmo que não esteja formalizada. 

Por isso é preciso urgentemente que você procure um contador especializado em negócios digitais para que ele possa te ajudar a abrir seu CNPJ. 

O contador pode garantir que você pague os impostos corretamente todos os meses, e esses impostos são obrigatórios. 

Caso não pague, também haverá incidência de multa, assim como quando você deixar de declarar imposto de renda. 

Mesmo trabalhando em casa e sem nenhum funcionário, você precisa se formalizar para evitar problemas com o fisco. Em alguns casos inclusive você pode se enquadrar na empresa e pagar uma alíquota menor.

Youtuber pode ser MEI?

Essa é uma dúvida para quem está começando nessa nova profissão, mas em tese, “youtuber” não é uma atividade permitida para o microempreendedor individual.

Estamos falando de uma ocupação que surgiu na era digital e ainda não consta nas classificações formais de empresas. 

Mas a lista de atividades é atualizada todo ano, então pode ser que isso mude. 

Portanto, para blogueiros, instagrammers e youtubers que estão começando, não é possível se formalizar como MEI. 

Para ser MEI é preciso ter uma atividade permitida e atender outros requisitos, como:

  •  Faturar até R$ 81 mil por ano;
  •  Não possuir sócios ou outra empresa em seu nome;
  •  Contratar no máximo um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria. 

Antigamente existia um CNAE que era permitido para essa categoria que era o CNAE 7319-0/03 – Operador (a) de Marketing Direto Independente. 

Esse código foi excluído de uma alteração realizada pelo governo em 2019. 

De qualquer forma, o Youtuber pode se formalizar e optar por abrir uma Microempresa, que permite um faturamento de até R$ 360 mil por ano e passar a pagar impostos pelo Simples Nacional. 

Youtubers e o Simples Nacional

O Simples foi criado em 2006 para facilitar a vida do empreendedor, pois é um modelo simplificado de tributação, que pode oferecer tabelas de alíquotas reduzidas de impostos, que progridem de acordo com o faturamento do negócio. 

Portanto, se você é youtuber, siga esse passo a passo:

  Contrate um contador

 2º Escolha o tipo de empresa

  Escolha a natureza jurídica

  Defina a atividade

  Leve a documentação nos órgãos competentes 

Faça a opção pelo Simples Nacional 

Tire seu alvará de funcionamento junto a prefeitura da sua cidade e verifique as outras licenças que seu negócio vai precisar para se manter na legalidade.

Concluído essa etapa, você já terá o CNPJ do seu negócio em mãos.

Ter um CNPJ vai trazer muitas vantagens como acesso ao crédito, possibilidade de emitir nota fiscal e mais credibilidade no mercado. 

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