4 vantagens da contabilidade para freelancers

Conheça as vantagens da contabilidade para freelancers

Existem muitas vantagens da contabilidade para freelancers, apesar de nem todo profissional da área contratar esse tipo de serviço. Aliás, é a minoria que contrata e, portanto, é a minoria que usufrui das vantagens que ela oferece.

Como os seus principais concorrentes na área provavelmente não contratam esse tipo de serviço, eles também não contam com os seus benefícios e isso pode ser um diferencial para se destacar no mercado.

Quer saber como? Então confira a seguir os principais benefícios de contratar um serviço de contabilidade para freelancers.

1. Organização financeira é uma das vantagens da contabilidade para freelancers

Não há nada que prepare um freelancer para a tarefa de organizar as suas finanças quando passa a trabalhar por conta própria. Você pode treinar e se desenvolver na sua área, mas é raro ver conceitos de economia pessoal em um curso fora da área contábil.

Por causa disso, muitos freelancers falham em criar uma carreira sustentável. E nem é necessariamente por causa da desorganização financeira (embora a maior parte dos freelas que retornam para o mercado CLT seja por esse motivo).

Isso é ocasionado por conta da incapacidade de ser flexível financeiramente. Quer ver um exemplo? Atualmente, é seguro dizer que o Brasil passa por uma crise financeira que tem afetado diversos mercados.

Um freelancer, que não conta com a segurança de trabalhar em empresas razoavelmente estáveis, precisa se preparar para momentos como esse, com investimentos pessoais e fundos de reserva. Quantos freelas você conhece que contam com essa rede de segurança?

Por não terem organização financeira, muitos freelancers são jogados para fora do mercado em momentos de crise ou não conseguem ter a flexibilidade necessária para negociar melhores acordos com seus clientes.

Uma das vantagens da contabilidade para freelancers é justamente mudar esse cenário e conceder ao profissional maior controle e liberdade financeira. Com as contas em dia, organizadas e atualizadas, o freela tem maior margem de manobra para sobreviver em momentos difíceis ou navegar em alta velocidade quando a maré estiver favorável.

2. Maior produtividade é alcançada quando se investe em contabilidade

A maior parte dos freelancers calcula o seu preço pela quantidade de horas necessárias para executar uma tarefa. Por isso no caso desses profissionais, tempo é dinheiro,  quase que literalmente.

Portanto, é contraproducente investir preciosas horas do seu dia em tarefas que não são a sua praia (já que vamos continuar com as metáforas marítimas). 

Fazer a sua própria contabilidade, quando você não entende do assunto, que fique claro, é um problema desnecessário. Além dos erros causados pela falta de informação (que podem gerar multas ou taxas extras), o profissional ainda leva mais tempo que o necessário para executar cada declaração tributária ou cada tarefa contábil.

Em compensação, uma das vantagens da contabilidade para freelancers é justamente liberar o profissional desse encargo. Em vez de, digamos, gastar 5 ou 6 horas por semana na contabilidade, ele pode transformar esse “mar morto” em um ambiente perfeito para pesca.

Em outras palavras, pode transformar em horas úteis e ganhar mais no fim do mês. Dependendo do seu ganho de produtividade, o custo da contabilidade deixa de ser uma despesa e passa a ser um investimento.

3. Maior segurança nas questões fiscais e jurídicas por parte do profissional

Responda com honestidade: você se sente 100% seguro em relação a sua situação fiscal, tributária ou trabalhista? Você tem certeza de que não deve nenhum imposto, nenhuma taxa em atraso ou nada do tipo? Pode garantir que não aparecerá uma dívida com a Receita em alguns milhares de reais?

Se você tem essas dúvidas, fique tranquilo: isso é normal para os freelancers. Afinal, o setor contábil e tributário é complicado mesmo.

Mas se essas dúvidas tiram o seu sono à noite (e, pior, prejudicam sua produtividade durante o dia), então é preciso fazer alguma coisa nesse sentido, como contratar uma consultoria especializada.

Uma das vantagens da contabilidade para freelancers é justamente oferecer paz de espírito aos freelancers, garantindo que todas as suas pendências jurídicas, tributárias e contábeis estejam em ordem, sem risco algum.

4. Consultoria financeira é uma das vantagens da contabilidade para freelancers

Quando o profissional sai do regime CLT e passa a atuar como freelancer, ele abre mão de uma série de coisas, como o pagamento patronal para sua aposentadoria, FGTS e outros. 

No entanto, trata-se de um investimento: ele abre mão desses itens em troca da possibilidade de ter ganhos maiores na sua nova carreira. Todavia, é importante ter planejamento financeiro para ter uma aposentadoria no futuro, por exemplo.

Uma das vantagens da contabilidade para freelancers é aumentar a probabilidade desse investimento dar certo. Com os cuidados e a consultoria financeira oferecida pelo serviço, a chance de o profissional conseguir atingir seus objetivos é muito maior.

Ele saberá quanto, onde e quando investir de modo a ter segurança financeira e uma aposentadoria de qualidade no futuro. Não é ótimo?

Viu só como existem muitas vantagens da contabilidade para freelancers? De fato, contratar esse serviço pode ajudar a mudar a sua carreira e aumentar consideravelmente as chances do seu sucesso profissional.

Gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook para conferir mais materiais!

Deixe seu comentário