- Sem categoria
- 25 de abril de 2025
- Nenhum comentário
O mercado pet no Brasil não para de crescer. Cada vez mais, as famílias estão incluindo animais de estimação como membros da casa, o que acaba aquecendo o setor e aumentando a competitividade entre os pet shops.
Portanto, com o aumento da demanda, é comum que surjam desafios fiscais. Além disso, a carga tributária brasileira é uma das mais complexas, e ter um planejamento tributário adequado se torna decisivo para a saúde financeira do seu pet shop.
Neste conteúdo iremos entender como pagar menos impostos de maneira totalmente legal. Tenha uma excelente leitura!
O que você vai aprender nesse conteúdo:
ToggleA tributação para pet shops
Os pet shops são estabelecimentos que atuam com múltiplas frentes, como a venda de produtos, serviços de banho e tosa e consultas veterinárias. Essa variedade de atividades pode gerar diferentes tributos, tornando-se fundamental compreender como cada um deles ocorre.
Vale lembrar que cada regime tem as suas características, e a escolha ideal deve levar em consideração o tipo de atividade exercida, o faturamento da empresa e a margem de lucro.
Confira a seguir os principais tributos em um pet shop!
Simples Nacional
É o regime mais utilizado por pequenos e médios negócios, conhecido por unificar diversos tributos em um único documento, além de contar com alíquotas variáveis que vão de acordo com a atividade principal da empresa.
Porém, nem sempre o Simples Nacional é a opção mais indicada. Isso quer dizer que, se o pet shop tem um faturamento elevado ou presta muitos serviços, a alíquota pode subir de forma considerável.
Lucro Presumido
O Lucro Presumido costuma ser mais simples e vantajoso para os pet shops do que o Lucro Real. Nesse caso, o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) são calculados pela presunção de lucro sobre o faturamento.
O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) também são apurados de forma cumulativa. Assim, esse regime tributário pode representar uma economia significativa.
Lucro Real
É um regime obrigatório para empresas que apresentem um faturamento elevado ou atividades específicas. Para os pet shops, ele não costuma ser vantajoso, uma vez que demanda maior controle de apuração do lucro contábil.
Mas, em alguns casos, o Lucro Real pode ser a melhor opção para empresas com um lucro baixo, considerando que os tributos incidem sobre o lucro real da empresa.
Veja como pagar menos impostos dentro dos meios legais
A redução da carga tributária de forma legal pode parecer um processo complexo. No entanto, quando se tem as estratégias certas, torna-se a melhor opção. Vejamos:
- Tenha um planejamento tributário: é fundamental analisar os tributos a pagar em cada regime, e assim optar pelo mais vantajoso. Um processo minucioso que deve ser realizado anualmente.
- Separe as atividades corretamente: as atividades diferentes podem contar com tributações distintas. Ou seja, separar as receitas de acordo com cada setor pode fazer com que a alíquota correta seja aplicada em cada tipo de procedimento.
- Tenha CNPJs distintos: em alguns casos, é válido abrir dois CNPJs diferentes, destinando um para o comércio de produtos e o outro para os serviços, podendo contar com regimes diferenciados para cada atividade.
- Controle o estoque e emita notas fiscais corretamente: erros nessas atividades podem gerar aumento indevido da carga tributária e, em casos mais graves, a autuação do indivíduo.
- Aproveite os créditos tributários: as empresas enquadradas no Lucro Real, ou que apuram o PIS e a Cofins no regime não cumulativo, podem ser beneficiadas pelo uso de créditos tributários, como a aquisição de insumos, produtos para revenda e a despesa com contas de energia elétrica, por exemplo.
Portanto, entende-se que pagar menos impostos dentro da legalidade é sim possível. Para isso, basta que os pet shops tenham um bom planejamento tributário.
Cada negócio é único, então, tenha o auxílio de profissionais aptos a realizarem análises periódicas. Em meio a um mercado tão competitivo, economizar é a melhor solução. Clique aqui e fale conosco agora mesmo!