Planejamento financeiro: qual a importância para a contabilidade da sua empresa?

Descubra as vantagens do planejamento financeiro

Empreender envolve uma série de desafios e obstáculos. Que não é uma tarefa fácil, isso qualquer pessoa que já empreendeu pode afirmar. No entanto, existem maneiras que podem ajudar a deixar o trabalho mais simples, como o planejamento financeiro.

Essa técnica ajuda a mitigar os desafios anuais enfrentados por empresas, de modo a elaborar estratégias para diminuir os prejuízos de cenários negativos e criar maneiras de aumentar os ganhos em cenários positivos.

Se você nunca ouviu falar no planejamento financeiro e quer saber como ele pode ajudar a sua companhia, basta seguir a leitura do artigo até o fim.

O que é o planejamento financeiro

O planejamento financeiro consiste na projeção de receitas e despesas para um determinado período, usando um cenário projetado para o mercado naquele momento e servindo de base para a tomada de decisões e determinação de metas para o futuro da companhia.

Isso significa que o planejamento é uma ferramenta muito poderosa e que pode ditar o caminho da empresa no próximo ano, dois anos seguinte ou até mesmo dez, dependendo do escopo do plano montado.

Na prática, um planejamento financeiro exige muito conhecimento econômico e contábil por parte da empresa, já que o maior número da projeção de receitas e despesas vem com parte nesses conhecimentos.

Além disso, é importante que a companhia saiba muito sobre o mercado em que ela esteja inserida e possa ler as suas movimentações de modo a perceber se está em um momento de crescimento ou de retração.

No entanto, nenhum conhecimento é o suficiente sem uma base sólida de dados e estatísticas científicas para que a tomada de decisões seja feita da melhor maneira possível. Essa é, aliás, uma das funções do planejamento financeiro. Por isso, é importante ter um sistema de coleta de dados eficaz para poder planejar de maneira adequada.

Quais os benefícios do planejamento financeiro para sua empresa

Realizar um planejamento financeiro traz uma série de vantagens para a sua companhia. Confira algumas delas a seguir.

Melhor posicionamento no mercado

Uma das melhores vantagens de se realizar um planejamento financeiro é conquistar um bom posicionamento no mercado. Isso é feito pela percepção das condições futuras e elaboração de planos para se adequar a elas.

Por exemplo, suponha que a área em que a sua empresa está inserida tem perspectiva de crescimento de 10% no setor. Isso significa que o mercado em questão aumentará em um décimo. Como fazer para que a sua empresa obtenha a maior parte dessa fatia e venha a crescer?

Dependendo do segmento, pode ser possível tentar elaborar um produto “de entrada”, de modo a facilitar a conquista de novos clientes. Essa é uma boa alternativa.

No entanto, é possível que o crescimento seja dado em quantidade de dinheiro gasto no mercado e não em novos clientes. Nesse caso, as pessoas que já investem no setor estão com a intenção de passar a gastar mais.

Sendo assim, o melhor plano seria elaborar produtos de luxo, com mais funções e entregar mais valor para os consumidores. 

Crescimento sustentável e controlado

Outra vantagem importante de realizar o planejamento financeiro é poder crescer de maneira sustentável e controlada. Gerenciar uma empresa é como correr uma maratona: não adianta sair na frente e ficar sem fôlego no final.

Com o planejamento financeiro, a empresa sabe quando poderá crescer em determinado período sem colocar as suas finanças em risco. E por falar nelas…

Finanças organizadas e atualizadas

Outro importante benefício do planejamento financeiro é ter as finanças da empresa organizadas e atualizadas. Isso é essencial para muita coisa, como na economia da companhia. 

Uma empresa com as finanças organizadas, por exemplo, pode se antecipar em determinados pagamentos, ganhando descontos por causa disso. Além dessa vantagem, ela não pagará multas caso venha a quitar em atraso os seus compromissos.

Outro benefício na organização financeira está na obtenção de investimentos e crédito no mercado de maneira mais fácil. Com as contas em ordem, a empresa pode captar recursos para crescer.

Mais insights para combater desafios

Digamos que você tenha uma academia e queira fazer com que ela cresça. Analisando o mercado e dados referentes ao setor, é possível notar que há um aumento exponencial de novos clientes em janeiro, mas um grande número de desistências em março.

A prática do mercado diz que são pessoas que fazem promessas de começo de ano, mas desistem logo depois. Sabendo disso, sua empresa pode tomar atitudes de modo a explorar ao máximo a situação.

Uma boa iniciativa seria guardar um valor de marketing para uma estratégia de captação de clientes no fim de cada ano e começo do ano seguinte. Isso aumentaria o número de matriculados.

Além disso, a academia poderia elaborar um produto que ajudasse a manter o estímulo dos clientes para que eles continuassem se exercitando. Talvez um acompanhamento personalizado ou uma sequência de treinos que pudesse dar resultados em menos tempo.

Seja como for, esses insights só são possíveis porque houve um planejamento inicial que detectou a oportunidade e permitiu que recursos financeiros fossem investidos para explorar ao máximo a situação.

Viu como é importante realizar um trabalho de planejamento financeiro dentro da sua empresa? Com ele, o caminho para crescer fica mais fácil e os desafios do empreendedorismo diminuem.

Se você gostou do conteúdo, curta a nossa página no Facebook para acompanhar outros materiais que postamos por lá!

Deixe seu comentário