Como abrir um restaurante de sucesso

Aprenda como abrir um restaurante em poucos passos

Se você tem o sonho de empreender no setor gastronômico, precisa aprender como abrir um restaurante da maneira certa. Afinal, não há como criar um negócio de sucesso sem uma boa fundação.

A prova disso está na alta taxa de falência das empresas brasileiras. Para se ter uma ideia, 50% de todos os negócios que abrem suas portas no país vão à falência em 4 anos.

Por isso, é importante saber como abrir um restaurante para ter sucesso no seu empreendimento. Quer aprender como? Então, basta seguir a leitura do artigo abaixo.

Como abrir um restaurante de sucesso: por onde começar?

O primeiro passo necessário para abrir um restaurante é estabelecer um bom lugar para a operação funcionar.

Na hora de escolher o local do restaurante, é bom levar em consideração uma série de questões. São elas:

  • as necessidades básicas exigidas pela vigilância sanitária e legislação local;
  • o fluxo de pessoas, caso o objetivo seja atender o público presencialmente;
  • a facilidade de acessos, para poder usufruir de benefícios de localização nos aplicativos de delivery;
  • infraestrutura necessária para o restaurante funcionar, com cozinha, espaço para mesas e outros elementos.

O recomendado, portanto, é estabelecer uma série de requisitos básicos para o seu local, sempre com as orientações básicas da vigilância sanitária em mente, e começar a procurar pelo melhor espaço disponível.

Como regularizar o seu restaurante?

Depois de ter um bom local para instalar o seu negócio, o segundo passo de como abrir um restaurante é regularizar a sua operação.

Para isso, é necessário obter algumas documentações, como as seguintes:

  • Licença ambiental;
  • Licença sanitária;
  • CNPJ;
  • Alvará de funcionamento.

Além desses documentos, pode ser que seja necessário algum outro tipo de certidão ou registro, dependendo da cidade ou estado em que o seu restaurante for funcionar.

Portanto, o mais recomendado é acessar o site da prefeitura e do estado local e saber quais são as licenças, alvarás e certificados que um restaurante precisa para poder trabalhar naquela região.

Monte um plano de negócios para o seu restaurante

Enquanto você busca por um local e passa pelo burocrático processo de abrir um restaurante, é importante começar a trabalhar no seu plano de negócios.

Um plano de negócios é um  processo de estudo que estabelece todos os principais desafios daquela operação, soluções e medidas para que o empreendimento dê certo e traga lucro.

Dessa forma, um plano de negócios para restaurante deve começar pela definição de um público-alvo (jovens? trabalhadores? famílias?) e traçar um cardápio específico, fazendo estudo de custo de cada prato, de armazenamento, marketing, administração e contratação de funcionários.

A ideia é apresentar no seu plano de negócios cada pequeno desafio que possa surgir ao pesquisar como abrir um restaurante e qual será a sua resposta para cada um deles. Assim, você terá sempre um guia em mãos para poder seguir e chegar aos seus objetivos, mesmo que precise alterá-lo com o tempo.

Estabeleça um diferencial para o seu restaurante

Parte do segredo de como abrir um restaurante com sucesso é estabelecer um diferencial que cative os seus clientes.

Isso porque o ramo gastronômico é extremamente dependente de como agradar e fidelizar o consumidor. Pode parecer que todos os setores do mercado são assim, mas não é necessariamente verdade.

Muitas empresas atuam no mercado tentando ser a que “vende mais barato”, por exemplo. Para alguns setores como as lojas de departamento, essa é uma boa estratégia.

No entanto, você comeria em um restaurante que se orgulha de oferecer a comida mais barata? Provavelmente a qualidade não seria muito boa.

Por isso, é importante definir qual será o diferencial que vai cativar o seu público. O preço pode sim ser um diferencial, desde que não busque ser o “mais barato possível”, pois isso traz uma ideia negativa para a comida.

Por exemplo, o seu diferencial pode ser:

  • o melhor custo-benefício;
  • ingredientes orgânicos;
  • especialização em uma culinária específica;
  • ingredientes da melhor qualidade;
  • combos para a família toda.

Monte estratégias adequadas para o seu negócio

Para abrir um restaurante de maneira adequada e segura, é importante ter uma série de estratégias montadas para poder ter um fluxo estável de rendimentos.

Um exemplo claro disso é a crise do novo coronavírus. Os restaurantes que tinham um sistema de delivery e puderam migrar para ele sofreram bem menos o impacto da quarentena do que aqueles que dependiam do atendimento físico.

Por isso, é importante que o seu plano de negócios contemple diversas fontes de atração de público (estratégias de marketing), pontos de venda e maneiras de trazer dinheiro para o fluxo de caixa.

Use a contabilidade para restaurantes a seu favor

Um erro típico de pequenos empreendedores é ignorar o apelo contábil de abrir um negócio. Portanto, utilize a contabilidade para restaurantes em seu favor quando for empreender.

Uma boa consultoria de contabilidade pode ajudar a:

  • reduzir custos do negócio;
  • encontrar incentivos fiscais;
  • preparar as contas da empresa para linhas de crédito;
  • controlar a folha de pagamento;
  • assumir o setor financeiro.

Isso sem falar no fato que uma equipe de contadores pode ajudar a facilitar muito a parte burocrática no momento de abrir uma empresa, garantindo que tudo estará em ordem para começar a produzir.

Agora que você já aprendeu como abrir um restaurante e quais as melhores práticas para estabelecer uma fundação sólida e capaz de trazer bons resultados, é hora de colocar a mão na massa e começar a empreender.

Se precisar de ajuda para abrir o seu empreendimento, entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos transformar seu sonho em realidade!

Deixe seu comentário

WhatsApp chat