4 vantagens de contratar contabilidade para médicos

Saiba porque contratar contabilidade para médicos

Muitos profissionais de medicina não têm o hábito de contratar um serviço de contabilidade para médicos, o que é negativo em muitos aspectos. Isso acontece porque muitos ainda enxergam os serviços contábeis como um “acessório desnecessário”.

No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade. O trabalho de contabilidade é o de manutenção da riqueza gerada por um profissional. É imprescindível que ele seja feito da melhor maneira possível.

Se você ainda está indeciso sobre contratar contabilidade para médicos ou não, confira a seguir 4 grandes vantagens de contar com esse serviço.

1. Contabilidade para médicos significa menos custos

Já parou pra pensar quantos custos você tem pelo simples fato de não contar com um serviço de contabilidade para médicos? Pode parecer que você esteja economizando, mas na verdade é o contrário.

Em primeiro lugar, é possível que você atue no Regime Tributário errado. Por exemplo, você é um autônomo ou atua como uma empresa no sistema de Simples Nacional? Se você opta pelo primeiro, tenha a certeza de que está em maus lençóis.

A tributação em cima do profissional autônomo pode chegar a 27,5% do seu faturamento, dependendo de quanto se ganha, além de mais 20% para o INSS. O peso dos impostos pode ser alto.

No entanto, o Simples Nacional também pode não ser a melhor opção possível para um médico. Isso acontece porque os profissionais da saúde, dependendo de alguns fatores, podem entrar no Anexo V ou Anexo III do regime.

A diferença entre eles é bem grande: o tributo do Anexo V começa em 15,5% e o do Anexo III começa em 6%. Portanto, o Anexo III é mais vantajoso.

No entanto, para se encaixar nesse anexo, o médico precisa de 28% do seu faturamento em folha de pagamento (pró-labore, despesas trabalhistas, etc.). Se não tiver isso, será encaixado automaticamente no Anexo V.

Fora isso, ainda existe o Regime Tributário de Lucro Presumido, que é muito utilizado, pois, em determinados casos, tem tributação menor que a do Simples Nacional para profissionais da saúde.

Como pode ver, é importante contratar um serviço de contabilidade para médicos a fim de que o seu caso possa ser melhor avaliado, já que um profissional da área auxiliará para que você tenha menos custos na sua atuação profissional.

2. Contratar contabilidade para médicos gera maior produtividade

Quantas horas você gasta para fazer a sua contabilidade? Talvez 5 horas por semana? Agora, calcule qual o custo disso caso você usasse essas horas para atender um paciente. Muito, não é mesmo?

Uma das vantagens de contratar contabilidade para médicos é poder transformar essas horas perdidas em horas úteis, aumentando a sua produtividade. Dessa forma, você passa a atender mais pacientes e, como resultado,  faturar mais também. Mesmo que não queira atender mais ninguém, pode usar as horas livres para treinamentos, especializações ou capacitações, o que gera ganho exponencial no futuro.

No fim das contas, o valor gasto em contratar uma contabilidade para médicos acaba sendo um investimento que traz mais lucro para a sua atuação profissional.

3. A contabilidade permite ter contas organizadas

Se você tem um consultório próprio ou divide o espaço com algum colega profissional, é possível que seja o responsável pela aquisição de materiais para as suas consultas, desde coisas bem simples, como blocos de receitas, canetas e luvas de borracha, até insumos mais específicos como anestesias e remédios.

Por causa disso, o fluxo de movimentação financeira é constante: tem a entrada de clientes que pagam à vista, tem a entrada do reembolso ou pagamentos do plano de saúde (que normalmente é feito apenas no mês seguinte), tem a saída de folha de pagamentos, compra de material, contas do consultório…

Enfim, é muito fácil um médico se perder no meio disso tudo, especialmente considerando que o pagamento recebido dos planos de saúde nunca é imediato e sim em determinados prazos.

Contar com o apoio de uma contabilidade especializada ajuda a ter as contas organizadas, de modo a não se perder na montanha de números e entender exatamente qual o estado atual das suas finanças.

4. O serviço de contabilidade gera menos erros

Errar é humano, especialmente em uma área técnica em que não temos formação específica, como é o caso da contabilidade. Um exemplo simples é a questão do Regime Tributário, como vimos no começo deste artigo. Sem saber como as coisas funcionam, é muito fácil escolher o regime errado para você.

O problema é que, na contabilidade, erros geram custos, normalmente de oportunidade ou multas mesmo.

Errar na escolha do Regime Tributário significa gastar desnecessariamente todos os meses. Errar na folha de pagamentos de uma secretária, por exemplo, pode significar multa e uma indenização trabalhista.

Por isso, é importante garantir que seu compromisso fiscal esteja sempre em ordem, sem nenhuma vulnerabilidade, para proteger seu patrimônio.

Como deu para ver, existem muitas vantagens de contratar contabilidade para médicos. Esse serviço ajuda a abrir as possibilidades para os profissionais de saúde e a reduzir os custos da sua atuação profissional.

Se você ficou interessado em contar com o apoio de uma equipe de contadores especializados na sua área, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Deixe seu comentário