Como funciona a contabilidade para hamburguerias?

Quando falamos de uma lanchonete, pensamos no hambúrguer, no pão, no molho especial, no tomate, na batata frita e no refrigerante. No máximo, no ambiente, música boa e um esporte na TV. Mas também devemos pensar na contabilidade para hamburguerias.

É verdade que o dono de uma hamburgueria deve pensar na qualidade do seu produto e na satisfação dos clientes, mas também em como a contabilidade pode ajudar a manter a saúde financeira e fiscal da empresa.

Ficou interessado no assunto? Então siga a leitura e saiba como usar a contabilidade para a sua hamburgueria ter mais sucesso!

Planejamento Tributário na contabilidade para hamburguerias

Responda rápido: qual o regime tributário para a sua hamburgueria? Caso você ainda não tenha uma, qual você acha que seria o ideal para uma lanchonete no tamanho que você pretende abrir?

Se você não sabe responder essas perguntas, é porque precisa urgentemente do auxílio de algum contador consultor. A razão para isso é simples: saber como encaixar a sua hamburgueria no regime tributário correto é importantíssimo para manter sua margem de lucro.

Atualmente, uma empresa pode funcionar em 4 sistemas tributários no Brasil: MEI, Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Considerando que uma hamburgueria necessita de vários funcionários (atendentes de mesa, chapeiros, etc.), ela não se encaixa no sistema MEI.

Assim, as opções são o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Cada uma delas é mais interessante para um determinado tipo de empresa, com base no seu faturamento.

Por isso, é importante ter o aconselhamento de alguém familiarizado com os pormenores de cada regime tributário para garantir que sua hamburgueria não pagará mais do que o necessário.

Cálculo correto dos impostos para restaurantes e lanchonetes

Ninguém nunca disse que o sistema tributário brasileiro era fácil e simples de entender. Mas, assim como os picles, às vezes não conseguimos viver sem ele em uma hamburgueria.

Um dos detalhes do sistema tributário é que alguns produtos são tributados parcialmente (ou totalmente) em certos momentos, enquanto outros não. Por causa disso, é preciso calcular o que já se pagou de tributos para não os pagar novamente.

Vamos ver um exemplo mais específico para entender essa informação? Por exemplo, a porção de batatas fritas ou o hambúrguer não são tributados a priori em uma hamburgueria; mas, o refrigerante e a cerveja são.

Portanto, é preciso levar isso em conta no cálculo dos tributos a pagar. Se não considerarmos, a hamburgueria acabará pagando mais do que o necessário e diminuirá sua margem de lucro.

Consultoria de desenvolvimento para crescimento sustentável

O segredo para o crescimento de uma empresa é o balanço de uma fórmula simples de entender, mas difícil de conseguir: a relação entre faturamento e custos.

A empresa cresce quando aumenta o faturamento e mantém o custo estável. Ao mesmo tempo, ela também cresce quando o total faturado é estático, mas os gastos também caem.

O ideal é conseguir o melhor dos dois mundos: subir o faturamento e diminuir os custos da empresa, mas isso nem sempre é possível. Nos casos onde não dá para fazer milagre, o ideal é optar pela redução de gastos. E, nisso, a contabilidade pode ajudar.

Uma das maneiras simples para que isso aconteça é através da análise dos preços dos produtos comercializados pela hamburgueria. Quando ela é feita por um contador especializado, dá para saber onde é possível cortar preços para aumentar as margens de lucro e garantir o crescimento sustentável da empresa.

Auxílio fiscal no planejamento e abertura da hamburgueria

Quem já abriu uma lanchonete sabe como essa é uma tarefa complicada do ponto de vista da contabilidade fiscal. Quem não fez isso ainda, vai preferir ter uma consultoria de contabilidade para hamburguerias antes de tentar.

Para começar, uma hamburgueria exige um ponto de atuação que atenda às legislações municipais específicas de cada cidade, incluindo dimensões de banheiros, recursos de acessibilidade e outras mais.

Depois de arranjar o ponto de atuação, a empresa precisará contratar uma equipe para tocar o empreendimento: chapeiros, atendentes, auxiliares de limpeza, auxiliares de cozinha, alguém para o administrativo, marketing, redes sociais, atendimento ao público…

Para completar, será necessário encontrar os melhores fornecedores, estabelecer o sistema tributário ideal para o empreendimento e estudar os custos para definir o melhor preço possível, ou seja, é uma quantidade enorme de trabalho.

Mas a recompensa é incrível. Afinal, ganhar a vida fazendo o que gosta, trabalhando num setor dinâmico e divertido como o que as hamburguerias estão inseridas, é uma oportunidade única.

Quantas pessoas podem dizer que trabalham em algo tão divertido como em uma hamburgueria? Apesar de ser um trabalho pesado, é um espaço muito satisfatório para quem gosta da área.

Como você pôde perceber, uma boa consultoria de contabilidade para hamburguerias pode ajudar a destacar a sua lanchonete, especialmente em um momento onde surgem mais competidores em um mercado de demanda crescente.

Se esse texto ajudou a clarear as suas ideias sobre como abrir sua própria hamburgueria ou gerenciar o seu empreendimento atual, entre em contato conosco https://www.consultoriarr.com.br/contato/ e saiba como podemos ajudá-lo na realização do seu sonho!

Deixe seu comentário